João Pessoa, 12 de abril de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
saúde

Descubra se você está abusando dos fones de ouvido e possíveis problemas

Comentários: 0
publicado em 12/04/2024 às 09h41
atualizado em 12/04/2024 às 06h47

Os fones de ouvido são “companheiros” quase inseparáveis de quem gosta de praticar atividades físicas ouvindo música. Com a pandemia de covid-19 e os avanços da tecnologia, eles ganharam ainda mais importância com a utilização em conferências e reuniões virtuais, lives e até mesmo para os vídeos em família. Mas, apesar de serem muito úteis e proporcionarem bons momentos de lazer, é preciso ter cuidado no uso para não prejudicar a audição.

Esse é um dos assuntos abordados no episódio dessa semana do “Sem Contraindicação”, o videocast da Unimed João Pessoa, que teve como tema a saúde da voz e da audição. Para o bate-papo, a apresentadora Linda Carvalho recebeu os otorrinolaringologistas Islan Nascimento e Marcus Sodré. Os especialistas falaram sobre surdez em crianças e idosos, prevenção e tratamentos disponíveis; orientações para a saúde da voz; e diversos outros assuntos na área de otorrinolaringologia.

Dicas úteis

Marcus Sodré e Islan Nascimento deram várias dicas para a pessoa avaliar se está havendo abuso no uso dos fones de ouvido. Uma medida básica é observar se quem está ao lado consegue ouvir a música que está tocando no seu dispositivo. Em caso positivo, é preciso diminuir o volume.

Outra sugestão para avaliar a intensidade é conseguir ouvir o som ambiente. “Se você está escutando o fone e consegue conversar, é porque a altura dele está legal”, disse Marcus Sodré. “Na hora em que eu estou escutando um fone que coloco tão alto que, quando você fala, eu tenho que tirar, é porque ele já está em um nível que está cobrindo, suplantando o som ambiente”, explicou.

Islan Nascimento orientou que é preciso dar uma pausa de, pelo menos, dez minutos depois de uma hora de uso dos fones. “Dentro do ouvido, tem células que precisam repousar. Se você usa continuamente [o fone de ouvido], há o risco maior de lesá-las”, informou. Ele também fez um alerta: “Um fone de ouvido na intensidade maior, chega a ter uma potência de quase uma turbina de um avião dentro do seu ouvido. Isso pode prejudicar, deixar você surdo durante o uso contínuo.”

Saúde vocal

Os médicos também trouxeram informações importantes para a saúde vocal, que devem ser colocadas em prática por todos, principalmente pelos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. No próximo dia 16 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Voz.

Duas recomendações importantes são a hidratação e evitar abusos vocais como gritar ou falar rápido demais e sem respirar adequadamente. Alguns hábitos ambientais, como o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, e comportamentais, a exemplo do excesso de bebidas alcoólicas ou gaseificadas e dormir de “barriga cheia” também podem prejudicar a saúde vocal.

Assista e compartilhe

O videocast “Sem Contraindicação” é produzido pela área de Comunicação e Marketing da Unimed João Pessoa. Toda quinta-feira, um novo episódio é disponibilizado com temas sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e os avanços da saúde e da medicina.

O “Sem Contraindicação” pode ser acessado no YouTube e no Spotify, e também fica disponível no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao), onde é possível assistir a todos os episódios e interagir com a equipe.

MaisPB

Leia Também