João Pessoa, 14 de março de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Pleno do TJPB aprova votos de pesar pelo falecimento de Maria Carvalho de Brito

Comentários: 0
publicado em 14/03/2024 às 15h00
atualizado em 14/03/2024 às 12h01

Kubitschek Pinheiro

Na sessão ordinária judicial do dia 6 deste mês, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, aprovou votos de pesar pelo falecimento de Maria Carvalho de Brito. A propositura foi de autoria do desembargador Carlos Beltrão, corregedor-geral de justiça e foi acatada por unanimidade.

Maria Carvalho de Brito, era casada com Ascendino Toscano de Brito (já falecido) pais de Germano, Kleber e Ana Maria e Kelva, (esta falecida em 2020)

O desembargador Carlos Beltrão, Corregedor Geral de Justiça, ao propor o voto de pesar fez alusão ao tabelião Germano Toscano, filho da genitora Maria Carvalho, que faleceu com 102 anos.

“Germano, dispensa qualquer apresentação pela sua trajetória de vida, de seu trabalho, sua comunhão com judiciário e com os cartórios. Sua genitora era uma pessoa muito querida. A gente sente a dor da perda, o quanto aquela senhora foi importante para toda família. Estou propondo esse voto de pesar e se aprovado, que seja encaminhado a família de Germano Toscano. que é um grande amigo nosso e do judiciário”.

Em seguida, o desembargador José Ricardo Porto usou da palavra: “quero me acostar ao voto de profundo pesar da matriarca Maria Carvalho de Brito. Dona Maria teve suas origens na cidade Guarabira. Conheci a família há muito tempo, pela amizade com meu pai, (desembargador Sílvio Porto), que, na época, era político. A família Toscano sempre teve uma relação muita afetuosa com a nossa”, disse o desembargador.

Para o desembargador Joás de Brito Pereira, a vida de Maria Carvalho Toscano teve grande importância para sua família e amigos, que viveu 102 anos, pautada na integridade. “Quero também me associar a esse voto de profundo pesar. Estive lá no velório e enterro da mãe de Dr. Germano, uma senhora com 102, que deu uma bela educação aos seus filhos e ensinamentos: a Kleber, Germano, Ana e Kelva (essa falecida). Eu pude presenciar não só os ensinamentos aos filhos, mas aos netos. Vi o advogado Rodrigo Toscano, que fez homenagem a sua avó, num discurso singelo, em agradecer pelo que ela tinha feito por eles pela vida e a Deus por ter essa avó maravilhosa, que faria 103 em junho. Também abracei Germano Toscano que cumpriu sua missão como filho e ela como mãe”.

“Eu também gostaria de me acostar ao voto do desembargador Carlos Beltrão. Dona Maria Toscano, mãe do tabelião Germano Toscano, de uma família muito conhecida na Paraíba. Nossa amizade com doutor Germano, com seu filho, o advogado Rodrigo Toscano. Eu não tive a honra de conhecer a matriarca, Maria Carvalho de Brito, entretanto ter um filho como Germano Toscano, só poder ser igual ou melhor que ele. Viver cem anos é pra muita pouca gente, é um grande benefício de Deus, da providência divina o ser humano viver e viver bem, como a mãe de Germano”, pronunciou o desembargador Marcos Cavalcanti, presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário do Estado da Paraíba

O desembargador Fred Coutinho iniciou seu pronunciamento, lembrando que a Câmara Criminal do TJPB também aprovou votos de profundo pesar pelo falecimento de Dona Maria Carvalho. “Maria viveu por 102 anos e ensinou muito a sua família. Os ensinamentos dela para com eles, eles nos passaram. Quanto eu prendi, desembargador Carlos Beltrão, na Corregedoria, convivendo no dia a dia com o doutor Germano Toscano. Ele falava com a amor da sua mãe e quanto quando testemunhei muito amor e dedicação por sua mãe que para mim foi um eterno aprendizado”,

“Eu queria também me acostar ao desembargador Carlos Beltrão e falar das pessoas que circundavam essa matriarca, dizer de Rodrigo Toscano, um brilhante advogado e acadêmico e, por si só já fala a formação que deve ter tido e os ensinamentos, porque vi manifestações dele nas redes sociais e, evidentemente, por este bastião, que com conduz a família, que é Germano Toscano, pelo exemplo de honradez, de trabalho de correção”, comentou Osvaldo Trigueiro do Vale.

O desembargador João Batista se acostou ao voto, e desembargador Leandro dos Santos frisou: “eu também me acosto aos votos nessa sessão. Realmente, o tabelião Germano Toscano é referencial, onde você andar no Brasil quando se fala na atividade cartorária extra judicial, ele é uma referência, pela forma de ser, de trabalhar, seu caráter e sempre foi um amigo muito próximo de todos nós”.

A promotora publica, Vanina Nóbrega Feitosa, falou pelo Ministério Público, agradeceu os votos de boas-vindas e registou que o Ministério Público da Paraíba se junta ao voto de pesar de Dona Maria Carvalho de Brito, proposta pelo desembargador Carlos Beltrão. “A mãe de Germano, de Kleber e de Ana Maria, todos os netos e bisnetos, D. Maria foi de grande importância para toda família”.

Pela Ordem dos Advogados da Paraíba, (OAPB)  se pronunciou advogado  Sheyner Asfora se acostando as declarações dos desembargadores  do TJPB

Me associo as manifestações que foram preferidas aqui em plenário e aprovado o voto pesar, serão encaminhados os ofícios”, disse o presidente do TJPB, desembargador João Benedito.

Leia Também