João Pessoa, 06 de março de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
fios da morte

Amontoado de fios em postes põe em risco segurança, denuncia população

Comentários: 0
publicado em 06/03/2024 às 09h04
atualizado em 06/03/2024 às 07h43
Fios elétricos dispersos — Foto: Arquivo/MaisPB

Todo cidadão pessoense ou turista da capital passeia pelas ruas de João Pessoa e depara com um cenário de belas praias, paisagens naturais, cultura, pôr do sol e muito mais. No meio de tudo isso, muitos postes de energia espalhados pela cidade, onde acumulam fios desordenados que poluem a paisagem e oferecem riscos à população.

“Eu achava melhor tirar fiações. Fazer outro modo de funcionar, porque cada vez mais está ficando pior”, disse Fábio Nascimento à reportagem do Portal MaisPB. Ele é servidor público e frequenta diariamente a região central da capital, mais especificamente no trecho comercial do bairro Tambiá.

Foto: Albemar Santos/Rede Mais

Para quem mora naquela região, a situação já não é nada nova. Em meio à grande circulação de carros e pessoas no local, ainda há espaço para que todo esse movimento possa ser prejudicial e até perigoso num local tão movimentado.

“Eu acho que é errado, porque esses fios ficam pendurados aí, vendo a hora um acidente. Um cara de moto ou bicicleta, entendeu? E eu acho isso errado”, disse Francisco Miguel, morador do bairro Tambiá que, infelizmente, se habituou com a situação.

Para o servidor público José Ivonaldo, que vai e vem diariamente na região central da capital, a gestão dos postes são ruins. “Seja da parte da Energisa ou empresas que lidam com internet ou qualquer outro trabalho vínculo a área, eu tenho uma impressão que, muitas das vezes, nem eles mesmo sabem lidar com a situação, além de causar uma feiura incontestável”, disse.

O que dizem as autoridades? 

O questionamento de José Ivonaldo à Energisa está correto. Apesar dos postes estarem no território da Prefeitura Municipal, a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra-JP) informou ao Portal MaisPB que é de responsabilidade da companhia de energia – nesse caso a Energisa Paraíbaa – cuidar da gestão dos postes e alugar para empresas de telecomunicação, para internet e TV a cabo, por exemplo.

Em contato com a reportagem, a Energisa divulgou uma nota, afirmando que o problema da fiação é fruto da atividade clandestina na cidade. A empresa diz que foram retirados 60 toneladas de fios clandestinos em 2023 e pontuou que os famosos “gatos” contribuem para a sobrecarga dos postes e para a poluição visual.

“É importante ressaltar que a utilização clandestina ocasiona diversos malefícios a concessionária e a sociedade, como sobrecarga nas estruturas de postes, sonegação de impostos, concorrência desleal com outros provedores regularizados, poluição visual das ruas e riscos de acidentes já que a maioria não cumpre os requisitos de saúde e segurança do trabalho exigidos pela distribuidora”, disse a companhia em nota enviado ao Portal MaisPB.

Enquanto isso, a situação no Tambiá segue a mesma, e Francisco Miguel explicou como funciona a situação no bairro. “Os caras que botam fios nos postes perguntam: ‘rapaz, esse fio é com quem?’, ‘ah, esse é de fulano de tal, não sei de quem, não sei de quem’. Aí o cara é obrigado a torar com alicate”, disse. “A rua, onde você andar aqui em Tambiá, é assim”, completou.

Foto: Albemar Santos/Rede Mais

Leonardo Abrantes e Albemar Santos — MaisPB

Leia Também