João Pessoa, 16 de fevereiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Juarez Távora

Novo Centro Cultural preserva tradições e incentivo cadeia produtiva por meio de emenda de Ruy

Comentários: 0
publicado em 16/02/2024 às 17h36

O novo Centro Cultural inaugurado na cidade de Juarez Távora chega para promover a preservação das tradições regionais e movimentar a cadeia produtiva do artesanato em toda a região. O equipamento foi construído pela gestão municipal através de uma emenda destinada pelo deputado federal Ruy Carneiro, no valor de R$ 500 mil reais.

Juarez Távora tem uma história no artesanato paraibano e é conhecida como a terra da renda labirinto, ressalta Ruy. “O novo Centro Cultural será importante para resgatar a história da cidade, fortalecer a cultura e gerar emprego e renda. O espaço vai funcionar como uma espécie de cartão de visitas, tanto para o artesão local expor suas obras, como para atrair o turista que passa por aqui. Tenho certeza que esse importante equipamento será o ponto de partida para muitas outras ações que serão realizadas como forma de incentivo à produção local”, enfatizou.

O espaço é um divisor de águas para a cultura e o turismo do município, afirma o prefeito Wilson Evangelista. “Esse novo Centro Cultural é um equipamento muito importante para nossa cultura e nosso artesanato. Temos uma produção consolidada no segmento do labirinto, nos artigos de couro e também na nossa culinária. Aqui vamos acomodar e acolher nossos artesãos, artistas, a população da nossa cidade e os turistas que nos visitam. Os recursos destinados pelo nosso deputado Ruy Carneiro foram fundamentais para montarmos toda essa estrutura”, agradeceu.

Dona Antônia, mestre da renda labirinto, destacou a valorização dos artistas locais e a a oportunidade de mostrar os seus trabalhos para a Paraíba e o Brasil. “Eu amei esse novo espaço, onde agora nós vamos poder mostrar nosso trabalho sem precisar sair aqui da cidade. Faço labirinto desde 10 anos de idade. Ensinei as minhas filhas, minhas netas e ensino também a várias pessoas aqui da região. Recentemente, estive em Belo Horizonte e João Pessoa. Também já passei por Campina Grande, Rio de Janeiro e agora finalmente também vamos ter nossas peças expostas na nossa própria terra”, exaltou.

Além do espaço para exposições, o local também foi preparado para receber apresentações e eventos. O Centro Cultural de Juarez Távora foi construído numa posição estratégica na cidade, localizado em frente ao letreiro “Eu Amo Juarez Távora” e no caminho de quem segue para a região do Brejo.

MaisPB

Leia Também