João Pessoa, 23 de janeiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista paraibano, sertanejo que migrou para a capital em 1975. Começou a carreira  no final da década de 70 escrevendo no Jornal O Norte, depois O Momento e Correio da Paraíba. Trabalha da redação de comunicação do TJPB e mantém uma coluna aos domingos no jornal A União. Vive cercado de livros, filmes e discos. É casado com a chef Francis Córdula e pai de Vítor. E-mail: [email protected]

Emoções suspensas

Comentários: 0
publicado em 23/01/2024 às 07h00
atualizado em 22/01/2024 às 18h56

Nunca mais vi aqueles bêbedos chatos que apareciam nas festas sem ser convidados, entravam nas conversas, falavam cuspindo e sentavam da dança das cadeiras – não paravam de incomodar; mas – por piedade, temor ou excesso de civilidade – ninguém se atreve a pô-lo para ir olhar se estamos na esquina, né? Nunca mais.

É impressionante ficar sem beber e ver que as pessoas – tais e quais continuam bebendo muito. A pessoa se transforma, muda a feição, repete as frases, se alegra numa viagem inventada com as emoções suspensas. Nada contra.

Muita gente traz mais problemas do que se resolveu a vida toda.  A amiga TC disse que que vai riscar vários nomes. Tá certa. Eu sempre tento ajudar, mas a pessoa tem que querer, tem que colaborar, senão, não está valendo.

Minha amiga AD, está magra, esbelta, antes com gorduras espalhadas pelo corpo, mas ela conseguiu. Se a pessoa quiser emagrecer, ela consegue, é uma questão de disciplina, mas eu não sou nutricionista, nem o Dr. Bariatriko, (ué crie uma palavra? ).

Ninguém deve chegar e dizer – “olha você está acima do peso”. Não, não faça isso, só o doutor pode. Nem diga “deixe de fumar”, não adianta a pessoa só deixa de fumar se ela quiser, nem diga “não ande com Fulana que ela não presta”. Não, cada um sabe de si.

Minha amiga RT diz que gosta muito de mim. Eu acredito. Ela não comeu o pão que o demo amassou, mas vai, não vai, toma todas e vai perdendo a beleza. Ela me disse “Sabe Genival?”. Ele está medido de novo com as drogas. Eu disse: reze pra ele, vamos pedir piedade, mas ela é ateia

Com uma lucidez que se tem revelado, o papa mais pop das Américas, o mestre Francisco, disse que o prazer sexual é um presente de Deus. Puxa vida, não teria melhor presente aquém se ama. O sexo traz uma paz que se rolasse todos os dias, a ilha do conto de Saramago seria habitada por muitos prazeres.

Eu postei isso do Francisco no Instagram e no diretc uma senhora, disse: “é, mais não pode fazer com outra pessoa”. Claro, a senhora tem toda razão, por isso mesmo perdão foi feito pra gente pedir.

Tire o dedo da ferida para que ela sare e garanta sua participação inteligente no Planeta. Chega dessas cenas absurdas facultativas e viva a emoção, que ajuda a gente a se ver.

Quando eu estou aqui, eu sinto…

Kapetadas

1 – De 0 a 10, qual nível você se dá de juízo?

2 – Gente chata é igual calor: Tem que enfrentar, não tem como evitar, a gente encara como pode e quando aparece, a gente torce pra ir embora.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também