João Pessoa, 10 de dezembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
É formado em Direito pela UFPB e exerce funções dedicadas à Cultura desde o ano de 1999. Trabalhou com teatro e produção nas diversas áreas da Cultura, tendo realizado trabalhos importantes com nomes bastante conhecidos, tais como, Dercy Golcalves, Maria Bethania, Bibi Ferreira, Gal Costa, Elisa Lucinda, Nelson Sargento, Beth Carvalho, Beth Goulart, Alcione, Maria Gadu, Marina Lima, Angela Maria, Michel Bercovitch, Domingos de Oliveira e Dzi Croquettes. Dedica-se ao projeto “100 Crônicas” tendo publicado 100 Crônicas de Pandemia, em 2020, e lancará em breve seu mais recente título: 100 Crônicas da Segunda Onda.

Como vai sua escova de dente?

Comentários: 0
publicado em 10/12/2023 às 08h13
atualizado em 10/12/2023 às 10h15

O uso excessivo de plástico pode ter consequências graves para o meio ambiente e a saúde humana. 

Um relatório destaca que o plástico representa 85% dos resíduos que chegam aos oceanos e adverte que até 2040, os volumes de plástico que fluem para o mar quase triplicarão, com uma quantidade anual entre 23 e 37 milhões de toneladas. Isto significa cerca de 50 kg de plástico por metro de costa em todo o mundo.

Segundo estudo realizado pela Universidade de São Paulo, a lenta decomposição do plástico no solo e na água gera uma série de substâncias danosas à saúde humana. O lado positivo é que a pesquisa também demonstra que, nos últimos anos a sociedade iniciou um processo de conscientização na tentativa de reduzir o uso de descartáveis, que representam 40% dos resíduos plásticos gerados.

Para reduzir o impacto do plástico no meio ambiente, é importante que cada um faça a sua parte. Algumas atitudes que podem ser incluídas na rotina de cada um de nós e que certamente impactam positivamente no ambiente em que vivemos são: Evitar o uso de sacolas plásticas, canudos, copos descartáveis, optar por produtos com embalagem reciclável, separar o lixo e encaminhá-lo para uma cooperativa, entre tantas outras, a que sugiro, pois já faço comigo e meus amigos é trocar a escova dental de plástico por escova ecologicamente correta e reciclada com material que é madeira – uma fibra de madeira reciclada, mas temos várias de bambu no mercado que sai mais em conta do que estas de produção em larga escala.

Tem um fato muito relevante que é quando a escova mole pode ser uma armadilha, pois precisamos de um dia pelo menos de uso de uma escova mais abrasiva. Mas essa discussão fica pra outra crônica.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também