João Pessoa, 26 de novembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
É formado em Direito pela UFPB e exerce funções dedicadas à Cultura desde o ano de 1999. Trabalhou com teatro e produção nas diversas áreas da Cultura, tendo realizado trabalhos importantes com nomes bastante conhecidos, tais como, Dercy Golcalves, Maria Bethania, Bibi Ferreira, Gal Costa, Elisa Lucinda, Nelson Sargento, Beth Carvalho, Beth Goulart, Alcione, Maria Gadu, Marina Lima, Angela Maria, Michel Bercovitch, Domingos de Oliveira e Dzi Croquettes. Dedica-se ao projeto “100 Crônicas” tendo publicado 100 Crônicas de Pandemia, em 2020, e lancará em breve seu mais recente título: 100 Crônicas da Segunda Onda.

O grande banho

Comentários: 0
publicado em 26/11/2023 às 07h48

Reza a lenda que Noé era um bom homem que seguia Deus. De acordo com a Bíblia, ele viveu ” sem culpa.” Noé e sua família foram escolhidos para alertar as pessoas na terra sobre o iminente dilúvio. Deus instruiu Noé a construir um grande barco chamado “arca” para salvar a si mesmos e os animais de todas as espécies. Segundo as escrituras, os olhos de Deus se desviaram de todos os povos existentes, exceto de uma pessoa: Noé. Embora vivendo ao lado de um povo idólatra Noé vivia sob o respeito às leis do Senhor. Reza uma outra lenda que geralmente as ondas gigantes são disparadas por eventos externos de grande magnitude, como um maremoto (terremoto abaixo do leito oceânico) ou uma grande explosão em uma montanha vulcânica.

Quando isso ocorre são geradas ondas que se propagam da mesma maneira que as ondas produzidas por uma pedra atirada na água.

Quando ocorre um evento de grande amplitude, capaz de gerar uma onda gigante, diversos órgãos de monitoramento emitem alertas de probabilidade para os países que podem receber o impacto das águas, com o objetivo de se tentar evacuar o maior número de pessoas das regiões mais baixas.

Considerando-se as previsões das mais renomadas videntes, as ondas dos próximos tsunamis alcançarão a velocidade máxima de 900 km/hora, ou seja, o mesmo que a velocidade de um avião no ar. 

Só esse tipo de previsão prevê maremotos, nenhum órgão atesta tsunami por meses de antecedência. 

Portanto, cada um que construa sua arca, sua cápsula ou sua garrafa com rolha gigante porque além das vidências, as ressacas em mares brasileiros, ativação de um vulcão aparentemente extinto na Islândia e a água da superfície infiltrando a camada mais externa do núcleo da Terra, também estão avisando do grande dilúvio que está por vir…

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também