João Pessoa, 21 de novembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário, especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Potiguar, diretor da Comércio PB, presidente da CDL de Cajazeiras e membro fundador efetivo da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal).

Um Centro de Convenções para Cajazeiras

Comentários: 0
publicado em 21/11/2023 às 16h43

 Já fiz referencias, [em textos anteriores como Cajazeiras na frente-02/23; Os três patetas-08/23; Cajazeiras grita pelo o Pacto das Águas-03/22],sobre o círculo virtuoso de crescimento econômico que Cajazeiras atravessa. O mais recente termômetro que mensura este impulso é o sucesso do resgate de um evento que se encontrava morto e esquecido há mais de dez anos[a antiga FENASE]e que hoje ressurge grandioso, com uma nova roupagem e totalmente consolidado na sua quarta edição, esbanjando vigor, enchendo os olhos dos sertanejos e desafiando os incrédulos de plantão que jamais acreditaram que poderíamos promover aqui na terra do Padre Rolim um evento de tamanha magnitude, a Cajazeiras Expo Negócios 2023. O progresso assusta!

Aberta nesta quinta-feira com um estrondoso sucesso a Cajazeiras Expo negócios, promovida pelo SEBRAE e com apoio decisivo do Governo Municipal e da CDL, impressiona pelos seus números: são 194 expositores de todas as atividades econômicas que ocuparam todo o espaço da Casa de Show Pallacium com uma previsão de receber 12 mil visitantes e um volume de vendas estimado de quase R$3 milhões nos três dias do evento.

Estes números auspiciosos refletem e traduzem o boom de otimismo, investimentos e benefícios que a cidade vem recebendo nos últimos anos que a projeta como detentora da hegemonia econômica do Alto Sertão até o fim desta década. Esta historia exitosa começa no início dos anos 2000 quando duas jovens visionarias acreditando na educação, nosso principal motor econômico, decidiram implantar na cidade uma faculdade de enfermagem que hoje se transformou num dos maiores Centros Universitários Do Nordeste que alavancou o setor da construção civil inaugurando nova era das construções verticalizadas algo que simplesmente não existia até fim do século passado.

Capitaneada pela Sociedade Civil Organizada, Cajazeiras adentrou as primeiras décadas do século XXI recebendo investimentos estruturantes que lançaram as bases para o seu desenvolvimento econômico sustentável.  No peito e na raça ganhamos o curso de Medicina na UFCG que a reboque trouxe o mesmo curso numa faculdade privada, ganhamos no grito o IML e depois de uma luta hercúlea rompemos os sessenta anos de isolamento aéreo com a construção de um novo aeroporto e o retorno de linhas aéreas regulares, uma conquista histórica que levou 25 anos e custou ao autor deste texto o título de pateta.

Hoje, a nossa já consolidada Cajazeiras Expo Negócios é uma das maiores feiras da Paraíba, reflexo direto da nossa aquecida atividade econômica e é considerada como grande vitrine do empreendedorismo sertanejo. No entanto, o evento sofre de um problema crônico que a coloca diante de um crucial desafio. Nesta quarta edição espaços Pallacium foi totalmente ocupado o que simplesmente não permite sua expansão. Ora, se conseguimos triplicar os números de expositores em apenas quatro edições como ficaria o evento em 2024? Será que já não é chegada a hora de termos em Cajazeiras um Centro de Convenções para promover grandes eventos regionais como eventos corporativos, turísticos, técnicos científicos, exposições culturais, espetáculos teatrais que também abrigaria a nossa Expo Negócios?

As tratativas já foram iniciadas, o prefeito José Aldemir, como sempre, deu o pontapé inicial abraçando a ideia e se prontificando a doar o terreno para a construção da obra. Surge aqui uma luta e mais uma bandeira a ser levantada, mais um desafio a ser vencido devido uma cobrança imperiosa do nosso círculo virtuoso do nosso desenvolvimento. A largada foi dada.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também