João Pessoa, 04 de outubro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
programa Hora H

Entrevista: novo diretor vê crise difícil nas finanças do Hospital Padre Zé, em JP

Comentários: 0
publicado em 04/10/2023 ás 10h49
atualizado em 04/10/2023 ás 10h56
Padre George Batista, diretor do Hosítal Padre Zé (Foto: Redes sociais)

Resgatar a dignidade do Hospital Padre Zé e respeitar os princípios fundamentais do pároco que deu nome à instituição. Essa é a missão que o padre George Batista, novo diretor da unidade, pretende mirar. Há uma semana no cargo, ele admitiu em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais Rádios, que, antes de trilhar esse caminho, será preciso ter a consciência do que, de fato, aconteceu nas finanças da entidade.

+ Furto ao Padre Zé causou prejuízo de R$ 525 mil; entenda investigação

Em nota oficial divulgada nesta terça-feira (3), a nova direção confirmou uma grande quantidade de dívidas que podem impedir o funcionamento do hospital.  “A situação financeira do hospital é delicada. Não adianta esconder. Nós estamos ainda fazendo um levantamento mais apurado. Tivemos acesso às contas sexta-feira, da semana passada, e ontem, porque existe um prazo para contabilizar tudo, de quatro a cinco dias. Eu creio que nos próximos dias, nós vamos reunir mais informações para ter mais propriedade para poder dizer: ‘a situação é essa'”, revelou.

O que pode ajudar a nova direção do Padre Zé a ter uma noção maior do que ocorreu é a investigação da força-tarefa do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Polícia Civil, Secretaria de Estado da Fazenda e Controladoria-Geral do Estado da Paraíba. O padre George Batista reforçou que a auditoria pode revelar novos fatos.

“Há um espírito de boa vontade. Um desejo coletivo de descobrir a dimensão, a profundidade, a natureza e a extensão de toda essa crise. Eu creio que essas pessoas, que são competentes na área de auditoria, no momento certo, vão poder se pronunciar. Quanto ao passado, o que aconteceu… Eu me sinto profundamente limitado”, relatou ao Programa Hora H.

Hospital Padre Zé, em João Pessoa (Foto: Divulgação)

Manter serviços, pagamentos e princípios

Uma instituição filantrópica tem por objetivo inerente a boa ação e o compromisso com a população. O Hospital Padre Zé não é diferente. A meta é, mesmo com a crise, manter ativos todos os serviços que são ofertados, normalmente. Padre George  Batista apostas as fichas em sua equipe  no hospital e o conjunto de ações coordenadas.

“Tem tanta gente boa ajudando. Pessoas com capacidade, honestas, que eu não tenho a menor dúvida que o hospital vai continuar servindo, de uma forma honrada, os mais pobres. Eu peço a todos esse crédito de confiança”, apelou. “Tem gente naquele hospital que chega 6h30 da manhã e sai 21h da noite. Tem um trabalho cansativo, exaustivo, mas estamos com brilho no olhar”, exclamou.

Para que esse brilho siga no olhar de cada um dos integrantes do Hospital, a questão financeira precisará ser sanada, para que nenhum profissional e pacientes sofram com a crise. O pároco informou que, até o momento, “não existe salários atrasados”. Reuniões com médicos e outros funcionários serão realizadas para tranquilizar toda a equipe.

“É uma questão de honra. Nós vamos resgatar a dignidade desse hospital, respeitando os princípios fundamentais que Padre Zé conservou no seu coração”, enfatizou, durante entrevista aos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, Programa Hora H, da Rede Mais Rádio.

Leonardo Abrantes – MaisPB