João Pessoa, 16 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CONSULT/CORREIO

Pesquisa revela que PMDB, PT, PSDB e PSB estão em alta em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 16/04/2012 às 09h35

O PMDB do ex-governador José Maranhão, o PT do deputado estadual Luciano Cartaxo, o PSDB do senador Cícero Lucena e o PSB de Estelizabel Bezerra estão em alta entre os eleitores de João Pessoa. É o que revela a primeira rodada da pesquisa Consult, realizada em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, na Capital e que integra o projeto “Eleições 2012 – Voto Correio”. Os pré-candidatos destes partidos figuraram entre os quatro primeiros colocados nos três cenários apresentados, na pesquisa estimulada, neste sábado e domingo.

Do total de entrevistados, 15,1% disseram que simpatizam com o PMDB. Em segundo lugar na preferência aparece o PT (10%), em terceiro vem o PSDB com 5,6% e, em quarto, aparece o PSB, citado por 4% dos eleitores. Os três primeiros são partidos que figuram hoje na oposição e o último comanda a Prefeitura de João Pessoa, com Luciano Agra à frente, e o Governo do Estado, que tem Ricardo Coutinho no comando.

Em quinto lugar está o PDT (0,5%), que tem como pré-candidato a prefeito da Capital, o vereador Geraldo Amorim. Em seguida está o PV (0,3%), PTB (0,3%), Psol (0,3%) – o partido está na disputa com Renan Palmeira -, PSDC (0,2%), PSC (0,2%) – do pré-candidato Ítalo Kumamoto -, PT do B (0,2%), PR (0,1%), Democratas (0,1%), PSD (0,1%) e PP (0,1%). O PPS, partido do pré-candidato Nonato Bandeira, não foi citado pelos eleitores entrevistados. Do total, 57,4% disseram que não têm simpatia por nenhum partido e 5,5% não souberam dizer.

 Confiança – A pesquisa quis saber sobre o grau de influência do partido na escolha do candidato a prefeito de João Pessoa. Ao perguntar “Na escolha de um candidato para dar seu voto, você leva em consideração ou não o partido político que o candidato é filiado?”, 22,3% responderam que sim. Mas, a maioria, 66,3%, disse que não. Já 9,8% disseram que depende e 1,69% não soube responder.

Maior problema é segurança –  A pesquisa Consult/Correio quis saber dos eleitores entrevistados qual o maior problema enfrentado, hoje, pela população da maior cidade do Estado. Segurança pública e drogas aparecem em primeiro lugar com 59%. Assistência à saúde é o principal problema para 37,1%. Já 15,2% acreditam que o principal problema do maior colégio eleitoral do Estado é saneamento básico.

Para 10%, o principal problema é assistência à educação e 9,4% responderam todos. A questão do trânsito foi citada por 9,1%, seguido da limpeza urbana/coleta de lixo (8,4%), falta de calçamento e pavimentação das ruas/buracos (7,9%), transporte coletivo (7,4%) e falta de obras de urbanização (6,4%). Outros 2,8% não souberam responder. A Consult esclarece que as somas dos números percentuais são superiores a 100% porque são múltiplas as respostas. 
 

A primeira rodada da pesquisa Consult/Correio para prefeito de João Pessoa mostra ainda que 43,6% dos eleitores entrevistados darão seus votos aos candidatos que cumprirem o que prometem e 15,6% votarão nos candidatos que conhecem os problemas da cidade. Outros 13,7% disseram votar no candidato que tiver um projeto em defesa da cidade e 11,4% acham que os candidatos devem ter experiência administrativa. Já 6,1% responderam que os candidatos precisarão ter outra característica. Para 5,4%, os candidatos precisam falar a linguagem do povo e demonstrar popularidade. Do total, 4,2% não souberam dizer qual a principal característica que um candidato deve ter para ser prefeito da Capital.

Registro-A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), último dia 9, sob o protocolo PB-00005/2012. As entrevistas foram aplicadas nos dias 10 e 11 deste mês. A Consult Pesquisa fez mil entrevistas com eleitores em todas as áreas da cidade. A margem de erro é de 3.0 pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de confiabilidade.
 

Jornal Correio da Paraíba

Leia Também