João Pessoa, 01 de junho de 2023 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O Ministro da Pesca, André de Paula, prometeu retomar a força de um dos importantes setores da economia na Paraíba, a carcinicultura. Durante agenda em João Pessoa, o chefe da pasta anunciou que vai trabalhar para que a atividade de criação de camarões no estado possa voltar a exportar o produto para o exterior.
De acordo com o ministro, a Paraíba é o terceiro maior produtor de camarão do Brasil, atrás de Rio Grande do Norte e Ceará. Ele quer explorar a potencialidade do estado também através do aspecto econômico, com a volta de uma relação comercial com os mercados europeu e asiático.
“A grande reivindicação da carcinicultura paraibana é voltar a fornecer seu camarão vannamei para o mercado chinês. Nós estamos sem fornecer para o mercado europeu desde 2018, que é o maior mercado consumidor do mundo”, disse André de Paula, em entrevista à Rede Mais Rádio nesta quinta-feira (1).
Ainda segundo o ministro da Pesca, a retomada de exportações em alto volume se dá principalmente a partir de um estreitamento das relações com a Europa. Ele garantiu que a pasta está trabalhando para conquistar o selo de autorização para levar produtos do mar ao continente.
“Quando você fornece a Europa, o selo de garantia é tão rigoroso, que quem fornece a Europa, fornece ao mundo todo. Vamos ter sucesso. Isso vai dar uma incrementada nas nossas exportações de produtos do mar”, completou.
MaisPB
ENTREVISTA À REDE MAIS - 10/11/2025