João Pessoa, 27 de maio de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista paraibano, sertanejo que migrou para a capital em 1975. Começou a carreira  no final da década de 70 escrevendo no Jornal O Norte, depois O Momento e Correio da Paraíba. Trabalha da redação de comunicação do TJPB e mantém uma coluna aos domingos no jornal A União. Vive cercado de livros, filmes e discos. É casado com a chef Francis Córdula e pai de Vítor. E-mail: [email protected]

A biografia da canção

Comentários: 0
publicado em 27/05/2023 às 07h00
atualizado em 27/05/2023 às 04h45

(para jória guerreiro)

Duas artes harmonizam a visibilidade do longa “Quando Falta o Ar”, em cartaz no Cine Banguê, das cineastas irmãs Ana e Helena Petta. O filme traz o registro da luta de mulheres na linha de frente do SUS, durante o combate à pandemia de Covid-19. Ok, vamos em frente.

No ambiente de “A Peste”, de Albert Camus, uma frase dele ilustra o documentário, e serve, muito apropriadamente, para enaltecer os profissionais do SUS: “há nos seres humanos mais coisas a admirar do que desprezar”, indicava Camus.

Quando Falta o Ar revela a face humana da luta coletiva contra a Covid-19 em entrevistas com médicos, enfermeiros e agentes comunitários.

Ao “Acender as velas”, quando já é procissão, Martinho da Vila, (que entrevistamos a semana passada), canta com Chico César – que “a gente morre sem querer morrer”. Esqueceu? Ninguém esquece.

A segunda cena do “Quando Falta o Ar”, nos deixa feliz por instantes, quando uma enfermeira anda de costas falando em Billie Holiday – e, já no espaço da agonia, ela bota para tocar no celular “Strange Fruit”, que Billie Holiday gravou em 1939, quando tinha 23 anos.

A letra é um protesto pelo linchamento de negros americanos no sul do país, comparados na poesia de Abel Meeropol a frutos “estranhos” pendurados em árvores. A canção é linda, é triste, mas é linda.

“Strange Fruit” foi composta como um poema, escrito por Abel Meerop (um professor judeu). Ele a publicou sob o pseudônimo de Lewis Allan. Até hoje os negros são mortos pelos policiais americanos. Aqui não é diferente.

A terceira imagem da canção “Strange Fruit”   não está no filme, nos remete para 2013, o livro de David  Margolick  (um dos melhores repórteres do New York Times)  autor do best seller, Strange Fruit, the Biography of a Song, que trata da música e seu conteúdo na composição do filme “Quando o falta o Ar”. Essa parte é memória, aconteceu quando Caetano Veloso jantou na casa do jornalista Walter Galvão e sua mulher Jória Guerreiro.

Caetano recebeu de Galvão o livro Strange Fruit e, ao voltar ao Rio, na sua coluna no Jornal O Globo, CV escreveu que tinha ganho o livro de um amigo paraibano. E ainda disse, que a canção Strange Fruit ele havia cantado em seu primeiro show, em Salvador.

Esquece a agonia, as cineastas fizeram a parte delas. Saúde, religiosidade, a desigualdade social e o racismo estão nos 81 minutos do filme.

O documentário apresenta registros de equipes em São Paulo (Hospital das Clínicas), Recife (UBS do Morro da Conceição), Pará (Hospital Municipal de Castanhal, Igarapé Miri) e Salvador (Complexo Penitenciário Lemos de Brito).

No filme, tem a cena da canoa, particularíssima, como a vida é, um sopro.

 Kapetadas

1 – Pau que nasce torto, nunca se endireita, menina que requebra, mãe pega na cabeça ombro joelho e pé, joelho e pé..

2 – E se disserem que o certo é terraplenagem, perguntarei por que esse termo, se é tão pleno, não deu, de plano, conta do recado.

Escute aqui Billie Holiday-Strange fruit- HD

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também