João Pessoa, 09 de maio de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
economia

Líder da oposição manda recado para indicado de Lula ao BC

Comentários: 0
publicado em 09/05/2023 ás 08h52
atualizado em 09/05/2023 ás 11h35
Foto: Reprodução/Jovem Pan News

O economista Gabriel Galípolo deve ter um grande desafio à frente da diretoria de Política Monetária do Banco Central. Indicado pelo ministro do governo Lula, Fernando Haddad (PT), o acadêmico será sabatinado pelo Senado Federal antes de assumir o cargo.

Líder da oposição no Congresso Nacional, o senador Rogério Marinho (PL), reagiu à indicação do economista para ocupar um cargo no BC. Durante entrevista à Jovem Pan News, o parlamentar desejou sucesso ao novo diretor, mas mandou um recado.

“Ele precisa rever os conceitos dele, o que ele escreveu com André Lara Resende de expansão monetária. Se ele levar em consideração o que ele escreveu e é um colegiado, pode ser que ele fique destoando do grupo. Sabemos que vai ser difícil o PT degringolar nossa economia do ponto de vista monetário”, disse o líder da oposição no Senado.

Galípolo é mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e construiu a maior parte da sua carreira dentro do âmbito acadêmico. Ele é autor do livro “A escassez na abundância capitalista”, que escreveu junto a Luiz Gonzaga Belluzzo.

O economista indicado por Haddad e que teve o aval do presidente Lula (PT) também atuou no setor privado: entre 2017 e 2021 foi presidente do Banco Fator. Ele deve ser sabatinado antes de uma nova reunião do Copom, que define as metas de taxa de juros anuais.

MaisPB