João Pessoa, 09 de maio de 2023 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O economista Gabriel Galípolo deve ter um grande desafio à frente da diretoria de Política Monetária do Banco Central. Indicado pelo ministro do governo Lula, Fernando Haddad (PT), o acadêmico será sabatinado pelo Senado Federal antes de assumir o cargo.
Líder da oposição no Congresso Nacional, o senador Rogério Marinho (PL), reagiu à indicação do economista para ocupar um cargo no BC. Durante entrevista à Jovem Pan News, o parlamentar desejou sucesso ao novo diretor, mas mandou um recado.
“Ele precisa rever os conceitos dele, o que ele escreveu com André Lara Resende de expansão monetária. Se ele levar em consideração o que ele escreveu e é um colegiado, pode ser que ele fique destoando do grupo. Sabemos que vai ser difícil o PT degringolar nossa economia do ponto de vista monetário”, disse o líder da oposição no Senado.
Galípolo é mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e construiu a maior parte da sua carreira dentro do âmbito acadêmico. Ele é autor do livro “A escassez na abundância capitalista”, que escreveu junto a Luiz Gonzaga Belluzzo.
O economista indicado por Haddad e que teve o aval do presidente Lula (PT) também atuou no setor privado: entre 2017 e 2021 foi presidente do Banco Fator. Ele deve ser sabatinado antes de uma nova reunião do Copom, que define as metas de taxa de juros anuais.
MaisPB
RETA FINAL DO CAMPEONATO; CONTRATAÇÕES E QUEM É O CRAQUE DA COMPETIÇÃO? - 13/02/2026