João Pessoa, 07 de maio de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista paraibano, sertanejo que migrou para a capital em 1975. Começou a carreira  no final da década de 70 escrevendo no Jornal O Norte, depois O Momento e Correio da Paraíba. Trabalha da redação de comunicação do TJPB e mantém uma coluna aos domingos no jornal A União. Vive cercado de livros, filmes e discos. É casado com a chef Francis Córdula e pai de Vítor. E-mail: [email protected]

Remorso

Comentários: 0
publicado em 07/05/2023 às 08h53

 

      Por maior que seja o remorso, nunca apagará o farol da paz. Remorsos torturam, dão cabo na gente.

      Uma frase que mudaria o mundo? Não, não caberia a palavra remorso, pode conter sujeito, verbo, predicado e alguns rabichos para ênfases e veemências. Sei lá. O remorso é uma sensação ruim, muito intrometida.

      Inquietação, doideira, abatimento da consciência ao percebe ter cometido uma falta, um erro; arrependimento, moído, bexiga lixa e o que mais possa parecer.

      Embarcações não devem navegar rumo ao remorso, no trânsito pelo ponto cerebral, mesmo que seja um remorso  antigo ou de agora, registrado por uma besteira, essa coisa e tal de ficar de mal um do outro ou a frase emitida, escrita na parede do Instagram, embora os decodificadores a considerem batida. Não, não existe frase que caiba a palavra remorso.

     Remorso? Nome feito, né? O mesmo ocorre com cavilação, a zombaria, mas avança no tráfego dos vocábulos enlouquecidos, tanto pelas pancadas e dores, quanto pela estupidez das altitudes. Como assim? Não sei

    Eu conheço o discurso dos rancorosos, muitos guardam remorsos, mas eles dizem que vão mudar o mundo. Nunca. A frase que mudaria o mundo teria que ser maior que nós, esperada e apresentada numa suavidade longe de preciosismos deleites e ilusões.

   Abro a janela e vejo pássaros migrantes do Rio Jaguaribe, vizinhos do oitão da nossa casa e esse ponto de beleza, dá uma sensação para outro voo, certamente, o que o amigo François fez a semana passada. Vitorioso, tão singelo ele…

    Percebemos na cara da pessoa que ela “guarda” remorso, não no sentido de vigiar para se defender – e deve ser a pior situação, colocar o remorso dentro do coração, que só faz aumentar o instinto de vingança ou chamar a morte e quanto a frase que deveria mudar o mundo, ainda não nasceu, mas se põe a caminho de algum destinatário.

     Mudar o mundo que eu falo, é mudar as pessoas.

    Bom é estar em paz, no lugar onde as frases nascem, a consciência. É lindo o jardim daqui de casa. Mas eu nem digo “ô sorte”, eu me banho com a beleza que acalma.

    As baleias com os seus filhotes não têm remorsos, os leões também não. O gato andando por toda casa, nenhum animal teria remorso.

     Bandos de peixes fazem acrobacias nos rios e açudes da minha cabeça. Eu lembro. Era lindo. É como uma canção de amor.

    A hora exata de emissão da frase que mudaria o mundo foi embora na manhã da última terça-feira, quando perdemos François. Ele não tinha remorsos de nada, só alegria e paciência no seu jeito de amar as palavras em silêncio.

   Em toda vasta historiografia sobre frases, incluindo os compêndios fantasiosos, aquela  era a única que mudaria o mundo, uma frase de amor. Cadê?

   Bom com a palavra o mestre, Mário Quintana (foto)  “há noites que eu não posso dormir de remorso por tudo o que eu deixei de cometer”.

 

Kapetadas

1 – Pra absolutamente tudo, o conselho que eu dou é um só: “Se você tem dinheiro pra bancar psicólogo, vai fundo.”

 2 – Você já teve pressentimento sobre alguém e quando resolveu falar com a pessoa, ela realmente estava em apuros? A ordem das coisas são imutáveis.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também