João Pessoa, 24 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO CANADÁ

Rômulo estreita relações para otimizar o uso de TI na PB

Comentários: 0
publicado em 24/04/2012 às 19h41

 O vice-governador Rômulo Gouveia está mantendo encontros com dirigentes e empresas canadenses na intenção de importar ideias e alternativas para serem aplicadas na Paraíba por meio do uso da tecnologia. No final deste ano, o estado vai sediar uma importante conferência de Tecnologia da Informação (TI), baseada em um inovador modelo adotado no Canadá, que visa otimizar o uso de novas tecnologias e da internet na prestação do serviço público e na relação do cidadão com o poder público.

A meta do governo canadense é fazer com que o cidadão consiga resolver qualquer problema de forma online até 2017 – proposta batizada de "Anyone Can Do Anything Online”, ou "qualquer um pode fazer qualquer coisa on line”, em tradução livre.

Para isso, o vice-governador Rômulo Gouveia encontra-se na cidade de Stratford, em Ontário, onde participa, ao lado da secretária executiva de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Francilene Procópio, da Conferência Internacional Canadá 3.0, cujo tema é ‘Acelerando o Futuro Digital do Canadá’, encontro que tem por objetivo reunir o governo, acadêmicos e empresários para, juntos, identificarem prioridades e soluções de TI em prol da melhor qualificação dos serviços oferecidos à população.

Desde domingo (22) envolvido no evento, o vice-governador já esteve reunido com a Open Text, empresa global com soluções para internet e mídia digital, que será uma das patrocinadoras da conferência de tecnologia em João Pessoa e irá ceder soluções de TI para uso do Governo do Estado.

Na segunda-feira (23), o vice-governador e a secretária executiva de Ciência e Tecnologia foram recebidos pelo prefeito de Stratford, Dan Mathieson, cidade-sede da Conferência Internacional Canadá 3.0 e que, de acordo com Rômulo, será parceira na organização da conferência na Paraíba. "Stratford é uma cidade com infraestrutura digital e várias soluções online que visam facilitar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pelo governo local. Será uma parceira importante para projetos similares na Paraíba”, explica Francilene Procópio, por e-mail.

Ainda na segunda-feira, Rômulo e Francilene foram conhecer o Parque Tecnológico da Universidade de Waterloo e mantiveram novos contatos com dirigentes locais e empresas. Nesta terça-feira (24), a secretária executiva acompanha a conferência, enquanto Rômulo viaja a cidade de Kingston, para visitar empresas canadenses nas áreas de compostagem e reciclagem, com vistas a conquistar parcerias de interesse da Paraíba. Rômulo planeja voltar a tempo para Stratford, a fim de participar das reuniões.

"A avaliação é super positiva, tendo em vista que a Paraíba foi o estado escolhido para sediar a próxima conferência de TI, certamente pelo nosso avançado parque tecnológico. A pedido do governador Ricardo Coutinho, levo de volta para a Paraíba os meios para que a gente possa implementar no Estado um modelo importante de gestão de serviço público e realizar um evento de grande repercussão internacional”, comentou o vice-governador do Canadá, também por e-mail.

Secom PB 

Leia Também