João Pessoa, 26 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
APOIO

Ruy Carneiro aprova veto de Dilma ao Código Florestal

Comentários: 0
publicado em 26/04/2012 às 12h35

 O Plenário aprovou, nesta quarta-feira (25), o parecer do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) para o novo Código Florestal (PL 1876/99). O relator propôs a retirada de diversos pontos do texto que veio Senado Federal, o que causou reação de vários deputados, inclusive, do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB).

-Estou confiante no veto da presidente Dilma Rousseff. O Código retrocedeu com a retirada de pontos importantes e capazes de aliar desenvolvimento e sustentabilidade. Esse texto já nasce precisando de mudanças e isso é inadmissível, protestou Ruy Carneiro.

O texto do relator, aprovado por 274 votos a 184, mantém as atividades agropecuárias iniciadas até 22 de julho de 2008 em áreas de preservação ambiental (APPs), mas as demais regras de replantio da vegetação foram excluídas.

Para Ruy Carneiro, a retirada das regras de replantio de APPs significa uma anistia aos desmatadores.

A regra de manter ao menos 15 metros de APP em torno dos rios de até 10 metros foi reintroduzida pelo relator antes mesmo da votação devido à decisão favorável do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). “Conseguimos salvar pelo menos essa conquista. Fiz questão de conversar com muitos parlamentares sobre o tema.

Trabalhamos muito, agora é contar com o veto da presidente e continuar debatendo esse tema na Câmara, em busca de uma solução positiva para o meio ambiente e a agroindústria”, finalizou Ruy Carneiro.

Assessoria de Ruy Carneiro 

Leia Também