João Pessoa, 28 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ESCÂNDALO

Alvo da CPI do Cachoeira e com problemas de caixa, Delta já está à venda

Comentários: 0
publicado em 28/04/2012 às 19h18

Envolvida no escândalo desencadeado após a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, e alvo da CPI do Cachoeira, a Delta Construções já está à venda, informa o colunista do GLOBO, Ancelmo Gois. A empresa passou a ter agravados seus problemas de caixa por conta das irregularidades constatadas em contratos com o Dnit, em 2011. Os bancos, que já limitavam crédito à construtora, parecem agora ter fechado a torneira de vez, revela a coluna publicada na edição deste sábado.

O novo presidente da empresa, Carlos Alberto Verdini, tem como uma de suas principais tarefas tentar encontrar um comprador. Ainda segundo a publicação, o que se diz no mercado é que a situação só não é pior porque a Delta tem ainda receita da transferência, para outras construtoras, do direito de tocar obras como as do Maracanã e da Transcarioca, ambas abandonadas após a revelação de sua participação em negócios escusos.

No meio da semana, a construtora deixou o consórcio responsável pelo projeto da Transcarioca (corredor expresso de ônibus), que ligará a Barra da Tijuca à Ilha do Governador. A decisão foi anunciada na quinta-feira pela prefeitura, um dia após a prisão do ex-diretor da empresa Cláudio Abreu, e de o empresário Fernando Cavendish deixar a direção da empreiteira. Na semana passada, a Delta já havia deixado as obras do Maracanã.

Com a saída da construtora da Transcarioca, a Andrade Gutierrez, que também integra o consórcio, vai assumir o lote 1, que corresponde ao trecho de 26 quilômetros entre a Barra e a Penha. O projeto está orçado em R$ 798 milhões, dos quais, 42% seriam pagos à Delta.

Em nota, a Andrade Gutierrez informou apenas que, “caso se confirmem os tramites legais para a saída da Delta, continuará a cumprir o contrato firmado com a prefeitura”. O município disse que o prazo de entrega está mantido: dezembro de 2013. A Delta não comentou o caso.

A saída Delta do consórcio já havia sido informado ao governo estadual na semana passada. Executivos da Andrade Gutierrez foram ao Palácio Guanabara e comunicaram ao governo a intenção de encerrar a parceria com a Delta no Maracanã e na Transcarioca. A Delta decidiu sair das grandes obras porque está com dificuldade para captar recursos após escândalo envolvendo o ex-diretor no Centro-Oeste Cláudio Abreu. Relatórios da PF mostram que Abreu seria sócio do bicheiro Carlinhos Cachoeira. No relatório a Delta é apontada como a principal financiadora das empresas fantasmas criadas por Cachoeira.


O Globo

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas