João Pessoa, 05 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CONTRA A GRIPE

Geraldo Alckmin aplica vacina no pré-candidato José Serra

Comentários: 0
publicado em 05/05/2012 às 17h39

Um balanço preliminar da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informa que, das 8h às 11h da manhã deste sábado (5), foram vacinadas 300,8 mil pessoas contra a gripe. A ação faz parte da campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde e vai até o dia 25.

A abertura oficial da campanha na capital paulista ocorreu em um posto no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte, no bairro do Mandaqui, e teve a presença do governador Geraldo Alckmin e da apresentadora Palmirinha, ‘garota-propaganda’ da campanha.

O governador aplicou uma dose no candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, José Serra. A campanha é voltada para pessoas com mais de 60 anos, mulheres grávidas, profissionais da saúde, indígenas, detentos e pacientes com doenças crônicas ou imunodeprimidos que apresentarem receita médica.

Por grupo, foram vacinados no estado nas três horas iniciais da campanha 225,4 mil idosos, 42,9 mil crianças entre 6 meses e 2 anos, 14,2 mil gestantes, 14,5 mil trabalhadores da saúde e 3,8 mil indígenas.

Até 25 de maio, a secretaria pretende imunizar contra a gripe 5,3 milhões de paulistas, número correspondente à meta de 80% dos 6,6 milhões que integram o público-alvo da campanha.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também protege contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.

Para facilitar o acesso, a campanha conta com mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo, serão 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação.

Os postos de saúde continuam abertos até 17h deste sábado e de segunda a sexta-feira, até o dia 25. Na capital, as salas de vacinação das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda também abrirão aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Por causa da reforma em sua sala de vacinação, o Instituto Pasteur, na Avenida Paulista, não participará da campanha este ano.

G1

Leia Também