João Pessoa, 08 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PROFISSIONALIZAÇÃO

Ricardo empossa 160 agentes e pede empenho nos presídios

Comentários: 0
publicado em 08/05/2012 às 15h40

 O governador Ricardo Coutinho deu posse nesta terça-feira (8), em solenidade no Palácio da Redenção, de forma coletiva, a mais 160 agentes penitenciários que foram aprovados no concurso público realizado em 2008. Dos 2 mil candidatos aprovados no concurso, 1.730 já foram convocados para atuarem nos presídios do Estado. Somente nos anos de 2011 e 2012, o atual governo já nomeou 477 novos agentes penitenciários, o que representa 24% do total de aprovados.

Também tomaram posse na solenidade os 11 novos diretores e chefes de disciplina dos presídios e institutos de ressocialização do Estado. Todos os nomeados são agentes de segurança penitenciários que ingressaram no serviço público anteriormente por meio deste concurso público. "Esse é o reconhecimento e a valorização profissional dos concursados, para que possamos ter cada vez mais ações mais qualificadas nas unidades prisionais”, destacou o secretário de Administração Penitenciária, coronel Washington França.

Ricardo Coutinho disse que essas 477 convocações de agentes penitenciários neste governo representam a busca em profissionalizar a carreira e fazer com que os presídios, penitenciárias e cadeias tenham servidores de carreira que possam melhorar os serviços prestados e contribuírem para a ressocialização dos presos. "Queremos resgatar a cidadania dos presos para que possam viver dignamente. Essa é a melhor forma para acabar com esse ciclo em que o preso cumpre a sua pena e retorna ainda mais perigoso para a sociedade”, completou.

Após dar posse coletiva aos novos agentes, o governador disse que conta com cada um dos novos agentes penitenciários na longa caminhada para profissionalizar os serviços dentro dos presídios. "Nestes 16 meses convocamos 477 aprovados no concurso de agentes penitenciários. Também promovemos a convocação neste governo de 1.400 aprovados em concursos públicos. Esse governo foi o que mais convocou concursados nos últimos anos. Essa é uma marca que muito nos honra diante das dificuldades vivenciadas pelo Estado”, completou Ricardo.

O coronel Washington França ressaltou que todos os concursados para o cargo de agentes penitenciários devem ser nomeados até o término da validade do concurso, em outubro deste ano. Ele destacou que o trabalho dos agentes penitenciários é essencial para o funcionamento e desenvolvimento do sistema prisional. "Os novos agentes penitenciários vão reforçar a capacidade de contenção dos apenados, humanizar o sistema e ajudar em pontos estratégicos”, explicou.

Concursados – Em clima de muita emoção, os novos agentes penitenciários deram seus depoimentos sobre o momento que estavam vivendo e a expectativa de ingressar no serviço público. Sóstenes Peronico, que veio do Sertão para a solenidade de posse, resumiu o momento de alegria após quatro anos de espera e incertezas em relação a assumir o emprego público. "Mas valeu a pena esperar. Tudo acontece no momento certo para que agora possamos contribuir para a melhoria do sistema prisional como um todo. Acho que o governo acerta com a busca da qualificação dos profissionais e da promoção da ressocialização nos presídios”, destacou.

Erick Mendes disse que estudou muito para conseguir a aprovação e o dia de hoje é de vitória por alcançar uma meta em sua vida que é ingressar no emprego público e exercer bem a sua função de agente penitenciário. "Esse é um governo que valoriza a progressão funcional e buscarei cada vez mais me qualificar para alçar novos postos na carreira pública”, completou.

Secom PB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas