João Pessoa, 09 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DIA DAS MÂES

Feira de flores reúne produtores de seis cidades na Empasa

Comentários: 0
publicado em 09/05/2012 às 15h25

Produtores de flores dos municípios paraibanos de Pilões, Sapé, Areia, Boqueirão, Belém de Caiçara e João Pessoa abrem nesta quinta-feira (10) a 4ª Feira de Flores da Paraíba, que será realizada até sábado (12) na da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), em João Pessoa.

Os produtores estimam aumentar 40% o volume de vendas em relação ao ano passado, quando o evento vendeu 150 pacotes e 800 unidades de vasos já com as mudas, por dia. As flores serão comercializadas a preços populares

A feira, que tem parceria da Empasa com o Sebrae e com produtores, antecede as comemorações do Dia das Mães (13). Dessa vez os cultivadores pretendem apresentar à população flores do campo, temperadas, rosas (diversas cores), bastão do imperador, maracás, panamás, bihai, folhagens (avenca e avencão), orquídeas, cactos, gérberas, rostratas, entre outras espécies. Móveis rústicos e produtos de seis artesãos que integram o Programa do Artesanato Paraibano também estarão expostos para vendas no evento.

Programação – A programação abre com um café da manhã às 8h e apresentação do coral da Empasa. Às 10h, no auditório, será ministrada a palestra "Legal é ser empreendedor individual – conheça as vantagens de sair da informalidade”, com o consultor do Sebrae, Waldolirio Soares. Às 14h30, haverá outra palestra, enfocando o tema "Meio ambiente e sustentabilidade”, apresentada pelo biólogo Garcia de Oliveira. Em seguida ocorre uma oficina sobre técnica de produção de flores naturais e Ikebana (arranjos florais), ministrada pelo professor Babá Santana.

Na sexta feira (11), a partir das 8h30, os visitantes terão oficinas de aproveitamento de garrafas pet, com a coordenadora de educação ambiental da Sudema, Karina Massei. Às 10h30 haverá uma demonstração de arte floral e às 14h30 outra demonstração, sobre confecção de laços. No sábado (12), de manhã e à tarde, a instrutora Terezinha Rodrigues fará demonstração sobre arte floral. Às 17h o evento será encerrado oficialmente.

Na compra de buquês ou flores individuais, o consumidor que acrescentar R$ 1 terá direito a um quilo de composto orgânico produzido pela Empasa. O objetivo da feira de flores é promover o encontro entre produtores e consumidores, propiciando a interação da cadeia produtiva da floricultura e a transformação do lixo orgânico que é gerado pelo Mercado Livre da Empasa em adubo natural. "O Governo do Estado pretende criar um espaço próprio para comercialização desse seguimento produtivo, que tem potencial de crescimento”, diz José Tavares Sobrinho, presidente da Empasa.

A Empasa fica na Rua Raniere Mazilli, Bairro Cristo Redentor, em João Pessoa. Durante os três dias do evento, a 4ª Feira de Flores da Paraíba abrirá às 7h.

Secom-PB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas