João Pessoa, 14 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SERVIÇO

UPA de Campina Grande inicia atendimentos nesta segunda

Comentários: 0
publicado em 14/05/2012 às 12h43

Hugo Basílio da Silva, de 2 anos de idade, vítima de queda, foi o primeiro paciente a ser atendido na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24h de Campina Grande, que começou a funcionar às 7h da manhã desta segunda-feira, 14. O menino, que reside com os pais, Elisângela Basílio e Hermando Silva, no bairro dos Cuités, foi levado por eles para a UPA por conta do hematoma que criou na testa. Depois que o filho foi atendido por uma das pediatras de plantão, os pais, que ficaram sabendo do novo serviço através da imprensa, saíram satisfeitos com a agilidade e a qualidade do serviço.

Na UPA Dr. Raimundo Maia de Oliveira, que foi inaugurada no último sábado, 12, a capacidade será de até 450 atendimentos diários. Nos casos dos atendimentos de média e baixa complexidade, como vômito, diarreia, falta de ar, dor abdominal ou entorse, as pessoas podem procurar diretamente o serviço, que fica localizado na avenida Manoel Tavares. Nestes casos, a UPA 24h irá suprir as necessidades de atendimentos que acontecem principalmente à noite e nos finais de semana, quando as UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) não funcionam.

Em outros casos considerados mais graves, os pacientes serão levados pelos profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para a UPA, onde serão atendidos e estabilizados até que, de acordo com a necessidade, os médicos reguladores consigam a vaga em UTI ou centro cirúrgico em hospitais da cidade. A UPA 24h, que possui 20 leitos de observação para crianças e adultos, também tem estrutura para realizar internações por períodos curtos.

Além dos 20 leitos, a estrutura da UPA 24h é composta por 6 salas de exames onde são realizados os atendimentos médicos e odontológicos, 2 salas para classificação de risco, 2 salas de urgência, depósito de macas, CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), farmácia, salas para atendimento social, odontologia, sutura e curativos, gesso, raios x, aplicação de medicação e reidratação, eletrocardiografia, coleta, inalação coletiva, urgência e estabilização, higienização, esterilização e estocagem.

Assessoria

Leia Também