João Pessoa, 21 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PARAIBACAS

Apenas três dos quinze paraibanos no Congresso torcem por times da terra

Comentários: 0
publicado em 21/05/2012 às 17h40

 Você conhece a expressão “paraibaca”? Na linguagem do torcedor paraibano, paraibaca é todo e qualquer cidadão natural do Estado que tem no coração, como sua principal paixão, um time de outro lugar do país. Situação bastante natural nos tempos atuais (vista pelos intelectuais como um dos reflexos do ‘subdesenvolvimento’ intelectual da Região Nordeste), a intrigante preferência por times “forasteiros” é uma marca (para muitos “vergonhosa”) entre os políticos paraibanos no Congresso Nacional.

Segundo uma pesquisa feita pelo portal Uol, dos 15 representantes da Paraíba nos parlamentos federais (Senado e Câmara) apenas três declararam como seu ‘primeiro time’ um de sua cidade: o senador peemdebista Vitalzinho (Campinense) e os deputados Romero Rodrigues (Campinense) e Damião Feliciano (Treze).

Um fato intrigante percebido na pesquisa foi a omissão do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) de declarar sua paixão pelo Treze. Segundo a pesquisa, ao ser interpelado sobre o time que torce, Cássio não escondeu sua paixão pelo carioca “Fluminense”. A resposta “encabula”, já que por várias vezes Cássio foi fotografado vestindo a camisa do Galo, ou mesmo empunhando sua bandeira.

Contando com vários representantes no Congresso, os times do Sertão sequer foram citados. Apesar de sua força no certame estadual, times como Sousa, Nacional, Esporte e Atlético não são os times do coração dos sertanejos Hugo Motta (PMDB) e Leonardo Gadelha (PSC), que torcem pelo Flamengo e Fluminense, respectivamente.

Quando a pesquisa foca os congressistas representantes de João Pessoa, a coisa fica ainda mais feia. Mesmo tendo um senador ‘ex-prefeito’(agora buscando voltar a representar os interesses da Capital no Executivo), o Botafogo e o Auto Esporte foram esquecidos pelo tucano Cícero Lucena: o rubro-negro carioca foi revelado sua grande paixão.

Como se não bastasse o “esquecimento”, os dois mais tradicionais times da Capital não ocupam espaço de destaque no coração dos “pessoenses” Luiz Couto (PT) e Ruy Carneiro (PSDB) – que já disputaram a prefeitura da Capital. Talvez por seus laços pessoais com o Rio de Janeiro (marcado em seu sotaque) o deputado tucano tenha encontrado justificativa para torcer pelo time que escolheu como preferido: o Vasco da Gama.

Outro que chama atenção pela omissão aos times da terra é o ex-vice-prefeito e recém “pré-candidato” a prefeito da Capital, o deputado Manoel Júnior (PMDB). Apesar de seu interesse pelas causas políticas de João Pessoa, essas não refletiram nos representantes do futebol da Capital, que também foram esquecidos pelo politico “pessoense”.

Confira por qual time todos os congressistas paraibanos declararam que torcem

Senadores

Cássio Cunha Lima – Fluminense

Cícero Lucena – Flamengo

Vital do Rêgo – Campinense

 Deputados federais da Paraíba

Romero Rodrigues – Campinense

Damião Feliciano – Treze

Manoel Junior – Flamengo

Hugo Motta – PMDB – Flamengo

Wilson Filho – Flamengo

Efraim Filho – Flamengo

Benjamin Maranhão – Flamengo

Wellington Roberto – Flamengo

Ruy Carneiro – Vasco

Luiz Couto – Vasco

Leonardo Gadelha – Fluminense

Armando Abílio – Fluminense

Nacional – confira a lista completa clicando AQUI

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas