João Pessoa, 27 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vital debaterá na CDR inclusão de ramal da Transnordestina na PB

Comentários: 0
publicado em 27/05/2012 ás 08h31

Reafirmando a sua posição em defesa da inclusão de uma ramal da Ferrovia Transnordestina na Paraíba, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) na condição de titular da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) irá debater, na próxima quarta-feira (30), em audiência pública, a possibilidade do estado ser acrescentado no projeto, visto que o projeto vai trazer sustentabilidade aos paraibanos.

No requerimento em que solicita a audiência, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) informa que a Transnordestina terá 1,7 mil quilômetros de trilhos que cortarão Piauí, Pernambuco e Ceará. Ele pede a interligação dos portos já previstos – em Pecém (CE) e Suape (PE) – com o de Cabedelo, na Paraíba, e com o de Itaqui, no Maranhão.

Para Vital do Rêgo, ampliar os estados interligados beneficiará o Nordeste inteiro. “A Transnordestina é um dos feitos mais significativos na história da economia brasileira, um empreendimento de porte gigantesco que, sem dúvida alguma, contribuirá decisivamente para a redução de nossas desigualdades regionais e sociais”, afirma o senador no requerimento.

O parlamentar reafirmou que para retomar o caminho do desenvolvimento, a Paraíba precisa mais do que nunca de obras estruturantes como a modernização do Porto de Cabedelo e duplicação da BR 230 – cujo trecho de Cabedelo a Campina Grande já foi duplicado pelo ex-governador José Maranhão. O parlamentar revelou que recentemente incluiu no Plano Plurianual (2012/20015) uma emenda de R$ 120 milhões para ampliar a duplicação no trecho da BR 230 que vai de Campina Grande até Cajazeiaras. “São obras estruturantes que a Paraíba precisa para dá um grande salto do bem”, afirmou.

O peemedebista que desde que assumiu o mandato de senador passou a defender o Ramal da Ferrovia na Paraíba, enfatizou que o empreendimento permitirá a interligação do Porto de Cabedelo, aos Portos de Pacém no Estado Ceará, de Itaqui no Estado do Maranhão e ainda ao de Suape no Estado de Pernambuco, favorecendo assim, o desenvolvimento da região. “É uma obra que vai gerar empregos, mudando completamente a economia e permitir que o Nordeste e de forma particular a Paraíba tenha um grande surto de desenvolvimento”, afirmou.

Foram convidados para o debate o diretor-geral em exercício da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ivo Borges de Lima; o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe; o secretário de Fomento para Ações de Transportes do Ministério dos Transportes, Daniel Sigelmanm; e o presidente da Transnordestina Logística S/A, Tufi Daher Filho.

O encontro será na Sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa, Anexo II do Senado, às 9h30.

Assessoria

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MaisTV

Presidente do TJ diz que Paraíba ‘ganhou’ com decisão que mantém Lei do Gabarito

em João Pessoa - 15/12/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x