João Pessoa, 29 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE

Deputado paraibano sai em defesa HU´s e se mobiliza contra sua privatização

Comentários: 0
publicado em 29/05/2012 às 08h18

 O deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB) está bastante preocupado com a situação dos Hospitais Universitários em todo o país, principalmente o HU “Alcides Carneiro” de Campina Grande que pode ser privatizado, prejudicando milhares de pacientes que não mais terão atendimento gratuito. Desde o ano passado o parlamentar vem se articulando no sentido de que seja encontrada uma solução e não prejudicar a assistência à população, e prejudicar os servidores dessas unidades.

 O parlamentar recebeu em seu gabinete delegação da FASUBRA- Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras, que solicitaram apoio do parlamentar contra a aprovação do Projeto de Lei nº 1749/2011, do Poder Executivo, que autoriza aquele poder a criar a empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. – EBSERH.

 Rodrigues se comprometeu em lutar contra a iniciativa e se mobilizar junto aos demais parlamentares para que a população não seja prejudicada com essa privatização proposta pelo Governo Federal.

 Na prática, a criação da EBSERH abre caminho para privatização dos Hospitais Universitários, pois irá desvincular a gestão dos mesmos das Universidades, o que contradiz a concepção dos trabalhadores dessas instituições, que defendem o modelo de Estado e Universidade comprometidos com a transformação social. O Estado deve ser o verdadeiro gestor da coisa pública.

 Assim, a criação dessa nova empresa, é incompatível com o modelo defendido pela FASUBRA, pois irá reforçar a terceirização de pessoal e legalizar a gestão terceirizada dos Hospitais Universitários, banalizando o papel desses estabelecimentos de saúde em seu papel de formação e produção do conhecimento.

 Romero disse que apóia integralmente todas as reivindicações da FASUBRA, principalmente a defesa intransigente do modelo de HU que tem por princípio a defesa da união entre ensino, pesquisa e extensão, vinculados à assistência integrada na rede SUS, ofertando à população serviços públicos de qualidade e cumprindo o papel primordial de formar cidadãos e profissionais comprometidos com o seu papel social.

 O deputado considera “um absurdo o governo federal propor esse modelo de gestão para os Hospitais Universitários, com o risco de privatização, em lugar de fortalecê-los, com a alocação de mais recursos e formas de financiamento direto, a realização de concurso públicos e com a implantação de um modelo de gestão que tenha como referência o controle social, que é o defendido pela FASUBRA”.

 “Me comprometi com a defesa dos HU’s, por considerá-los como fundamentais para a oferta dos serviços públicos de saúde de qualidade e votarei e trabalharei para que esse PL 1749/2011, não seja aprovado na Câmara Federal”, concluiu Romero Rodrigues.

MaisPB

com Assessoria

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas