João Pessoa, 27 de outubro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
HORA H

Entrevista: IPEA aponta vocações que podem desenvolver economia do Sertão

Comentários: 0
publicado em 27/10/2022 ás 19h03
atualizado em 28/10/2022 ás 09h46

O presidente Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o paraibano Erick Alencar, apontou, nesta quinta-feira (27), propostas que poderão gerar desenvolvimento para vários municípios do Sertão paraibano.

Em entrevista ao programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Wallison Bezerra e Sony Lacerda, na Rede Mais Rádio, o especialista também avaliou a situação econômica do país e rebateu informações de que a os combustíveis voltarão aos preços de antes da redução dos valores do ICMS como tem sido ventilado no período de campanha eleitoral.

“Essa queda é permanente. É uma Proposta de Emenda Constitucional e isso é permanente. Não existe isso de passou a eleição e o combustível vai subir. Você tem a oscilação dos preços internacionais mais eles nunca oscilarão  de tirar a gasolina de três para oito reais”, afirmou.

Sobre a Paraíba, Erick Alencar defendeu que  cerca de 35 cidades do Sertão  podem se beneficiar com financeiramente com a exploração da mineração e meio ambiente como a crédito de carbono e reciclagem. Entretanto, para isso, ele defende união do municípios para destravar  entraves, elaborar cartilha para os setores e diminuir impostos e a burocracia.

“Os governos municipais têm que gerar consócios. Uma cidade como Conceição, que é a minha cidade, não tem capacidade de montar uma planta de reciclagem que se sustente. É preciso também modificar algumas leis”, destacou.

Ainda durante a entrevista Erick Alencar também classificou como “sem fundamento” divulgações de informações  na campanha política  que o governo poderia  reduzir os valores do salário mínimo.

“O reajusta foi dado dentro da pandemia e não tem nenhum fundamento o que se tem colocado. O que tem de fato é ajustes das contas públicas para se dá um aumento acima da inflação”, acrescentou.

Para finalizar, Erick fez uma avaliação positiva da situação econômica do país, principalmente na geração de emprego. Ele afirmou que o Brasil de 2021 até agora já criou cerca de cinco milhões de vagas formais e que as previsões é que esse número continue crescendo.

Confira a entrevistas completa: 

MaisPB