João Pessoa, 20 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO LICEU

Governo lança Ano Cultural do Forró e homenageia ‘Gonzagão’

Comentários: 0
publicado em 20/06/2012 às 15h51

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lança nesta quinta-feira (21) o Ano Cultural do Forró: Tributo a Luiz Gonzaga, que presta homenagem ao centenário do Rei do Baião. O evento vai ser realizado no ginásio de Esportes do Liceu Paraibano, em João Pessoa, a partir das 15h, com as presenças dos secretários titulares e secretárias executivas das referidas pastas, gestores escolares, gerentes da SEE e da comunidade escolar.

Destinado à comunidade escolar, alunos, professores e gestores das 804 escolas da rede estadual, o evento terá uma programação cultural, com apresentação de alunos da Escola Estadual Celestin Malzac, do Bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa, e de um trio de forró. Na ocasião, haverá a entrega simbólica de um kit, com a cartilha, o cartaz e o folder do Ano Cultural a quatro diretores de escolas da Capital.

"Queremos aproveitar o Ano Cultural do Forró para resgatar e divulgar a cultura paraibana, nordestina, e nosso primeiro homenageado só poderia ser Gonzagão. Também queremos realizar o debate político com a sociedade sobre a valorização das nossas raízes, das nossas manifestações, enfim, da nossa identidade que nos torna socialmente tão próximos. Precisamos, por fim, cada vez mais valorizar e prestigiar a nossa cultura”, enfatizou o secretário da Educação, Harrison Targino.

Na ocasião, a secretária executiva de Estado da Educação, Márcia Lucena, fará a apresentação do projeto e o secretário de Estado da Cultura, Chico César, vai proferir palestra sobre Luiz Gonzaga.

O projeto – O Ano Cultural do Forró visa promover a ampliação do conhecimento de diferentes manifestações culturais, mantendo viva a história e obra de personalidades artísticas brasileiras junto a alunos da Educação Básica. O projeto será levado às escolas pelos professores que, em sala de aula, vão promover discussões e oficinas pedagógicas utilizando cartilhas educativas que evidenciem a temática do forró, ressaltando as contribuições de Luiz Gonzaga e dos "Gonzagas” paraibanos para o fortalecimento da cultura popular.

Com o produto deste trabalho, ao final do ano letivo os alunos da rede vão produzir "Cartas a Luiz Gonzaga”. "É importante o empenho de todos os gestores escolares na divulgação e disseminação desse projeto”, concluiu o secretário Harrison.

A cartilha Ano Cultural do Forró – Tributo a Luiz Gonzaga, instrumento pedagógico que servirá de material de apoio para a produção de trabalhos escolares e fortalecimento da cultura popular entre estudantes e professores, será distribuída entre os 400 mil alunos da educação básica das 804 escolas da rede estadual de ensino.

O conteúdo da cartilha foi produzido por uma equipe formada por técnicos das secretarias estaduais de Cultura e da Educação. Além da história de Luiz Gonzaga, o material de 16 páginas tem informações sobre Jackson do Pandeiro, Marinês, Sivuca e referências bibliográficas.

Secom-PB

Leia Também