João Pessoa, 24 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM ALTA

Trajetória polêmica de deputada federal paraibana é tema da imprensa nacional

Comentários: 0
publicado em 24/06/2012 às 12h53

O portal de notícias nacional ‘O Globo’, publicou neste domingo (24), notícia em que exalta as qualidades da paraibana socialista Luiza Erundina (PSD). A deputada federal pelo estado de São Paulo é elogiada pelo mídia, que a qualifica como “uma paraibana de posições firmes”.

Leia a matéria na íntegra:

A principal marca dos 50 anos de carreira de Luiza Erundina (PSB), a intransigência política, veio à tona novamente na semana passada, com a desistência da deputada federal de ser vice da chapa do petista Fernando Haddad, por causa da foto de Paulo Maluf ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A característica — associada à firmeza de posições, mas também à falta de tolerância — rende popularidade entre os eleitores e desconfiança entre os pares, além de inúmeras polêmicas.

Sexta-feira, três dias após ter aberto uma crise na campanha do PT em São Paulo, esta paraibana de 77 anos se dizia “tranquila e em paz”. Em seu escritório, num sobrado simples na Zona Sul da capital paulista, contava ter recebido manifestações de apoio de intelectuais e populares. Mostrou orgulho especial pela carta do crítico literário Antonio Candido, fundador do PT. Em três linhas, ele cumprimenta “a companheira pela coragem cívica e coerência socialista”.

Enquanto Erundina mostrava a carta, uma vizinha entrou no escritório para elogiar sua “postura digna”.

— Tem sido assim em todos os lugares — diz a deputada.

No mundo político, a reação foi diferente. Os coordenadores da campanha de Haddad achavam que a presença de Erundina na chapa traria o risco permanente de crises. Por isso, até se mostraram aliviados com o desfecho antes de a campanha começar oficialmente.

O presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse que não se empenharia para convencer a deputada a seguir como candidata a vice porque não teria condições de se deslocar a São Paulo, constantemente, para apagar incêndios.

Um petista que participou da gestão Erundina na prefeitura de São Paulo (1989-1992) diz que a deputada é instável, o que teria sido novamente demonstrado.

— Falam isso as pessoas que não concordam com as minhas posições. Todas as situações em que tive de tomar uma medida firme, contrariando, inclusive, a posição da maioria, eu tomei — contesta Erundina.

Na prefeitura, ela teve problemas com a Câmara e não aprovou seus projetos. No fim da gestão, tinha reprovação de 36% da população, segundo o Datafolha. Quando foi ministra da Administração Federal no governo Itamar Franco (1992-1994), acabou demitida em quatro meses, por apoiar uma greve de servidores:

— Minhas posições são muito claras, objetivas, não fico tentando negociar. Eu não aceito.

MaisPB

com O Globo
 

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas