João Pessoa, 25 de maio de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
entrevista na hora h

Presidente do TJ: “Vara para julgar organizações agilizará processos”

Comentários: 0
publicado em 25/05/2022 às 19h35
atualizado em 26/05/2022 às 05h24

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Saulo Benevides, considerou como um marco na história do Judiciário paraibano a criação de uma Vara para julgar crimes de Organizações Criminosas no Estado.

Em entrevista ao programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádio, Saul Benevides, disse que a Vara terá competência de um juiz, mas a lei estabelece que outros magistrados sejam convocados, dependendo do processo.

“A criação dessa vara diz que, dependendo do processo, o juiz convoque outros colegas e julgar de forma colegiada aqueles processos que tem mais réus, que são mais importantes”, argumentou.

Para Saulo Benevides, a Vara irá agilizar o julgamento desses processos em todo o estado da Paraíba. O juiz que ficará responsável pela vara será escolhido pelo processo de remoção dando espaço aos magistrados mais antigos e com mais experiência.

De acordo com o desembargador, já existia no Conselho Nacional de Justiça proposta para que todos os tribunais do país criassem esse tipo de vara e o Tribunal de Justiça da Paraíba era um dos poucos que não tinham uma Vara especializada com a competência para julgar organizações criminosas.

“Nós fizemos um projeto muito bem estudado, muito bem elaborado, e estamos encaminhando esse projeto. Após aprovação pelo tribunal pleno do TJPB e ele será encaminhado para a Assembleia para aprovação dos deputados”, destacou.

MaisPB

Leia Também