João Pessoa, 25 de maio de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
HORA H

Aesa garante segurança das barragens e açudes monitorados pelo órgão no Estado

Comentários: 0
publicado em 25/05/2022 às 19h24
atualizado em 25/05/2022 às 16h37

O diretor da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Porfírio Catão garantiu, nesta quarta-feira (25) a segurança dos reservatórios monitorados pelo órgão. De acordo com Catão, a Paraíba tem um programa de recuperação de barragens permanente e acompanha permanentemente esses equipamentos hídricos que devem receber grande aporte de água das chuvas previstas para os próximos dias.

Hoje, um reservatório na cidade de Pocinhos rompeu, deixando quatro pessoas feridas e ao menos sete famílias desabrigadas.

“Então, em relação a estrutura física das barragens temos a segurança porque a Aesa acompanha todos esses reservatórios o ano inteiro. Desde 2019 nós já fizemos a manutenção em mais de 70 reservatórios e, portanto, temos uma tranquilidade quanto aos reservatórios do Estado”, destacou Porfírio Catão em entrevista ao programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádio.

Além disso, Porfírio assegura que a Aesa tem notificado as prefeituras e os donos de terras que possuem reservatórios para que mantenham a manutenção em dia.

“Eles têm a obrigação de fazerem a sua manutenção da sua estrutura física e são responsáveis por qualquer dano que venha ocasionar. Nós temos feito capacitações com esses empreendedores e temos visitado constantemente dando assistência técnica para que continuem com sua manutenção em dia”, garantiu.

A Aesa faz monitoramento em 135 reservatórios no Estado que estão com cerca de  44%  da capacidade.  Uma situação bastante favorável, segundo o diretor da pasta.

MaisPB

Leia Também