João Pessoa, 14 de maio de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
conceito

Cidade inteligente prega proximidade entre moradia, trabalho, saúde e lazer

Comentários:
publicado em 14/05/2022 às 14h34
A- A+

Se o conceito de ‘moradia inteligente’ se refere a espaços bem aproveitados, a ideia de ‘cidade inteligente’ vai um pouco mais além – especialistas das áreas de construção civil e arquitetura já definiram as ‘cinco camadas’ essenciais em um espaço moderno e dentro dessa classificação, o conceito ‘5/10/15’ se destaca por ser cada vez mais necessário diante do volume de atividades do dia a dia.

Essa noção faz parte da terceira camada, que traz a ideia que os aspectos urbanos devem ser integrados: moradia, trabalho, educação, saúde e lazer em uma proximidade considerável. Desse modo, os locais para as atividades diárias devem estar a cinco minutos a pé, já para as atividades semanais, a dez minutos e as tarefas mensais, em uma distância de até 15 minutos andando.

Em João Pessoa, o ‘Omni’ – um empreendimento da Hofmann Station e da construtora Massai – se adequa a essa nova realidade. Ele, que será construído no bairro do Manaíra, será uma opção para os moradores e também para quem reside na região, pois vai reunir shopping, empresarial e residencial em um único lugar. Para incorporar o conceito do 5/10/15, o espaço segue a linha do ‘mixed-use’, agrupando utilidades essenciais para a vida em metrópole.

O Omni fica próximo da praia, perto de opções de serviços e também de lazer, contemplando diferentes perfis de usuários e gerando experiências distintas a cada um. Além de ser um espaço para atendimentos médicos, com espaços para 223 consultórios, o prédio será um lugar para fazer compras, fazer uma refeição e encontrar amigos. Já a parte de moradia vai atender a quem quer viver perto dos serviços do cotidiano com o conforto e a comodidade da localização.Mesmo sendo em um único empreendimento, as áreas não são interligadas, o que garante a privacidade de quem mora no local. Os usuários poderão contar com estacionamentos distintos, entradas por diferentes vias e áreas comuns próprias.

Ao reunir as necessidades dos moradores, esse tipo de empreendimento agrega valor ao bairro, facilita a resolução das atividades do dia a dia e impulsiona a construção civil em apostar em soluções que além de belas, funcionem e se adequem à realidade de uma região.

Cinco camadas – Além da camada ‘solo’, a classificação define outras quatro. A primeira sendo ‘pessoas’; a segunda o ‘subsolo’, que trata das redes de água, esgoto, telefonia, energia e fibra óptica. A quarta camada é a infraestrutura tecnológica e a quinta, a plataforma de Internet das Coisas, que se refere à conexão digital entre os objetos cotidianos, que são capazes de fornecer dados.

O Omni – Ele une um shopping, aberto e integrado às vias urbanas do seu entorno, uma ampla área empresarial com foco no segmento da saúde e apartamentos residenciais compactos e modernos, que têm valor agregado já na sua concepção.

O Omni Life&Health é um empreendimento da Hofmann Station e da construtora Massai, que será construído em João Pessoa, no bairro de Manaíra, em uma estrutura de 120 metros de altura, um dos mais altos da Capital. Serão 36 pavimentos com dois subsolos, que agrupará um novo shopping, com 28 lojas; residencial com 112 flats e apartamentos de 39m2 e 78m2; e empresarial no setor de saúde para 233 consultórios, hospital dia, quatro salas de reuniões, três auditórios, duas salas de audiovisual e espaços abertos e arborizados para locais de espera até o horário das consultas – que incluem cafés e jardins.

MaisPB

MaisTV

Sem água, moradores de Santa Rita fecham rodovia

GRANDE JOÃO PESSOA - 13/05/2022

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas