João Pessoa, 17 de julho de 2012 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
“Nos comprometemos a construir a nova maternidade Santa Maria para garantir a acessibilidade da população de Mangabeira e de toda a população da Malha Sul da cidade”, revelou a candidata à Prefeitura de João Pessoa, Estela Bezerra (PSB), nesta segunda-feira (16), durante entrevista no programa Conexão Arapuan, da TV Arapuan.
Com essa iniciativa, a socialista pretende fazer com que a população da região Sul – que cobra solução – tenha acesso às maternidades Cândida Vargas, em Jaguaribe, e a Frei Damião, em Cruz das Armas, sem mais precisar atravessar a BR-230 para chegar a esses equipamentos.
“Por uma questão de humanização e acessibilidade compreendo a necessidade de construirmos esse equipamento que se destinará a toda essa população, a qual está inserida numa área que mais se desenvolve atualmente“, reiterou.
A ex-secretária de Planejamento explicou que, caso eleita, irá fazer uma estrutura semelhante a do Instituto Cândida Vargas, que hoje se configura como um hospital de referência para o atendimento à mulher em todo o Estado e inclusive, de acordo com ela, de municípios vizinhos dos estados de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.
“A Maternidade Santa Maria se tornará um instituto, sendo garantido à mulher um serviço de parto de qualidade”, assegurou.
Humanização – Em todo o país, o desafio da Saúde é o da humanização e qualidade dos serviços, destacando a relevância do SUS – Sistema Único de Saúde, tendo em vista que, hoje, as doenças mais complexas são financiadas por ele. “Quem mais precisa de uma assistência, seja na área de Cardiologia, Nefrologia ou Oncologia, por exemplo, sabe que é bancada pelo SUS”, detalhou.
Investimentos – Estela ainda reafirmou que atuará de forma específica para garantir mais investimentos para a área da Saúde e o restabelecimento de uma melhor qualidade da assistência à população. “O grande problema que tivemos na área da Saúde, na gestão municipal, foi a falta de diálogo, de capacidade de gestão, mas nós vamos intervir de maneira muito séria nessa realidade.
Sobre o bairro São José, Estela assumiu o compromisso de modificar o projeto garantindo os recursos na ordem de 200 milhões, mas fazendo as adequações necessárias para que a população se sinta identificada com o projeto. Segundo a candidata, a sua gestão irá desapropriar uma grande área próxima ao bairro para poder tornar o projeto mais próximo da população.
"O bairro São José é a área mais adensada da cidade e também de maior vulnerabilidade, que revela grande contraste sócio econômico, se comparado aos bairros Brisamar e Manaíra com os quais faz fronteira", afirmou Estela.
Redação
com assessoria
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025