João Pessoa, 20 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RIO GRANDE DO SUL

Polícia Federal flagra grupo de oito chineses em situação clandestina no Brasil

Comentários: 0
publicado em 20/07/2012 ás 12h17

Oito chineses foram flagrados em situação irregular no país pela Polícia Federal nesta quinta-feira (19) em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O grupo de asiáticos não possuia visto de entrada nos passaportes apreendidos que registravam apenas passagem por Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Eles foram notificados a deixar o Brasil em três dias, sob pena de deportação caso a exigência seja descumprida.

Um outro chinês, de 42 anos, foi preso por ocultação de estrangeiro irregular. Ele era o responsável por conduzir e abrigar o grupo de três homens e cinco mulheres. Residente em São Paulo, o homem detido pela Polícia Federal tinha em seu passaporte diversos registros de entrada e saída da China nos últimos anos. Os agentes entenderam que ele fornecia o apoio lojístico aos clandestinos no Brasil.

Como o acusado não pagou a fiança arbitrada de R$ 62,2 mil, foi encaminhado para a Penitenciária Modulada de Uruguaiana e ficará à disposição da Justiça Federal Brasileira para prestar esclarecimentos sobre o esquema ilegal.

Rota clandestina
 

Na última terça-feira (17), a Polícia Federal prendeu uma dupla de "coiotes" que introduziram um camaronês ilegalmente no país. No dia seguinte, foi constatado que os dois homens planejavam trazer mais 33 pessoas de diversas nacionalidades.

Todas as ações seriam realizadas por Uruguiana. Os coiotes orientavam os imigrantes a atravessarem a fronteira, partindo de Paso de Los Libres pelo Rio Uruguai até a Estação Rodoviária de Uruguaiana, onde receberiam novas roupas.

O monitoramento das fronteiras se dá 24 horas por dia, com mais de 40 agentes da Polícia Federal de Uruguaiana. As ações fazem parte da Operação Sentinela, que é uma intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira brasileira com países vizinhos.

G1

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x