João Pessoa, 27 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ELEIÇÕES 2012

Candidatos à PMJP partem para contato maior com eleitores nos bairros de JP

Comentários: 0
publicado em 27/07/2012 ás 08h00

Nos primeiros 20 dias de campanha, os candidatos a prefeito de João Pessoa apostaram no contato com a população em visitas aos bairros. Dedicaram parte do tempo à estruturação da campanha e formulação de material gráfico. A partir de agora, acreditam que a campanha ganhará de fato as ruas com panfletagens e com maior participação da população.

De acordo com o calendário eleitoral, no dia 6 de julho foi liberada a propaganda eleitoral e os candidatos ou coligações puderam iniciar os comícios e utilizar aparelhagem de som para divulgar a campanha. Com isso, já foram lançados jingles e comitês de alguns candidatos, no entanto, a maioria ainda está estruturando a campanha.

“Recepção vibrante” é o que tem constatado o candidato a prefeito José Maranhão (coligação João Pessoa Mais Feliz) em suas visitas aos bairros. O ex-governador afirma estar recebendo o apoio em todas as faixas etárias, das crianças aos idosos, e aposta no corpo a corpo para conquistar o eleitorado.

Segundo o coordenador da campanha, Benjamim Maranhão, o candidato José Maranhão e o vice Tavinho Santos têm cumprido uma agenda cheia nesses primeiros dias de campanha. Os compromissos incluem caminhadas e reuniões com entidades políticas e sindicais de diversos segmentos.

A identidade visual e o material gráfico da campanha já está pronto e começa a circular na cidade. “A nossa militância tem estado presente nas ruas, panfletando, mostrando as propostas de governo. José Maranhão visita de duas a quatro comunidades por dia”, declarou o coordenador Benjamim Maranhão. As cenas externas do guia eleitoral já começaram a ser filmadas. A produção do material que será transmitido via televisão e rádio deve receber atenção especial no início de agosto.

A rotina do ex-governador começa com reuniões e segue com visitas às comunidades, onde o candidato geralmente almoça na casa de correligionários.

Cartaxo recebeu novas adesões

Mesmo após o término do prazo para coligação entre partidos, o candidato a prefeito Luciano Cartaxo prosseguiu no esforço de cooptar novos apoiadores. Na semana passada foi anunciada a adesão dos vereadores Geraldo Amorim e Raoni Mendes, ambos do PDT, à candidatura da coligação “Unidos Por João Pessoa”, encabeçada por Cartaxo e com o jornalista Nonato Bandeira na vice.

“Além dessas, nosso projeto já ganhou as adesões de diversos líderes comunitários e setores organizados da sociedade, o que é de grande importância para a mobilização da campanha”, acrescenta o candidato. Luciano demonstra satisfação com o engajamento da militância, a quem atribui a boa avaliação das primeiras semanas de campanha. “A militância está compromissada com a causa, tem trabalhado duro nas ações de panfletagem nas ruas da cidades”.

O candidato afirma estar fortalecendo seu programa de governo de acordo com reivindicações que recebe em reuniões populares. “João Pessoa é uma cidade em constante crescimento e a principal demanda do povo é por infraestrutura. Estamos ouvindo as sugestões e agregando ao nosso projeto, de acordo com a viabilidade. Nosso programa de governo estará concluído até o início de agosto”, declara.

A militância da coligação “Unidos Por João Pessoa” realiza ações de adesivagem e panfletagem todos os dias e já realizou caminhadas em diversos bairros da Capital. De acordo com Luciano Cartaxo, o contato com a população tem sido positivo.

Cícero: dois bairros por dia

Os 20 primeiros dias de campanha foram de reencontro para o senador Cícero Lucena. Prefeito de João Pessoa por dois mandatos, Cícero voltou a circular pela cidade novamente pedindo votos para governar a Capital. De acordo com o candidato da coligação “Por Amor a João Pessoa, Sempre”, o eleitorado tem demonstrado boa aceitação de seu projeto de administração.

“Tenho caminhado por toda João Pessoa e recebido carinho e reconhecimento por onde passo. As pessoas vêm espontaneamente me falar de lembranças boas da minha antiga gestão e apoiar o meu retorno à Prefeitura”, declara. Cícero afirma que a rotina tem sido corrida, porém gratificante.

Ele visita pelo menos 2 bairros por dia, mas esse número pode chegar a 5 em outras oportunidades. “Depende do tipo de ação que agendamos para o dia. Temos participado de lançamento de comitê de candidatos a vereador, reuniões políticas com líderes de bairros e categorias, além das caminhadas diárias em que faço questão de cumprimentar e ouvir a população”.

Cícero Lucena afirma que seu projeto de governo foi construído com base em um diagnóstico das necessidades da Capital atualmente. “Nós já tínhamos uma dimensão dos problemas da cidade, mas o contato com o povo nos traz novas idéias. As principais reclamações giram em torno da saúde municipal e da mobilidade urbana”.

Para o mês de agosto, a coordenação de campanha da coligação “Por Amor a João Pessoa, Sempre” pretende elaborar mais eventos, comícios e preparar o guia eleitoral para rádio e TV, além de intensificar o corpo a corpo nos bairros.

Estelizabel: 20 dias positivos

A candidata Estelizabel Bezerra, da coligação ‘Pra seguir em frente’ (PSB, Democratas, PC do B, PTN, PDT, PRP, PSD, PV e PCB), afirmou que avalia os primeiros 20 dias de campanha como “extremamente positivos”. Além disso, Estela garante que está recebendo adesão de candidatos a vereador de outras coligações, que estão insatisfeitos com as candidaturas majoritárias.

“No momento adequado, estaremos divulgando a adesão de vereadores e candidatos a vereador de outras coligações que estão insatisfeitos onde estão. Mas a maior adesão é mesmo a da população”, disse.

A socialista aproveitou este primeiro momento da campanha para realizar visitas diárias aos bairros da cidade e a militância realizou panfletagens em diversos pontos. “Vemos que a nossa militância é a mais atingida que existe, porque ela é pé no chão, tem vínculo com o que defende e não é paga para trabalhar. Por isso temos feito visitas cotidianas aos bairros, mantendo contato com as famílias, adesivagem e panfletagem”, afirmou.

De acordo com a candidata, o material de campanha já foi todo elaborado pela agência e agora ela se concentra no material para o guia eleitoral e para o portal na internet que deve ser lançado na próxima semana. “Estamos gravando os VT´s do site, de boas vindas e com os eixos do nosso programa de governo”, disse.

Segundo Estela, a candidatura irá continuar apostando nos oitos anos de gestão socialista na Capital como trunfo da campanha. “Considero que o mais importante que temos é a mudança que fizemos em João Pessoa”, disse.

Renan Palmeira

Já o candidato do PSOL, Renan Palmeira, disse que utilizou este primeiro momento para estruturar a campanha, mas que agora também partirá para as ruas para massificar suas propostas. “Acredito que a partir de agora de agosto com os debates, a propaganda tomará um rumo mais popular, porque a população mais ampla ainda não parou para analisar o cenário político”, disse.

Renan afirmou que somente agora começará a ir às ruas para o corpo a corpo. “Este mês de julho foi para cuidar da estruturação da campanha. Mas agora estaremos intensificando. Nesta sexta faremos nossa primeira caminhada, saindo da Praça dos Três Poderes em direção à Lagoa, no sábado teremos panfletagem na feira de Mangabeira e na terça lançaremos nosso comitê central”, disse.

No entanto, Renan afirmou que também esteve em contato com comunidades através de comitês volantes. “Fizemos reuniões nas casas de moradores, lideranças de bairros e comunidades. Utilizamos a estratégia do diálogo. Fomos aos Bancários, Mangabeira, Valentina, Roger, Padre Zé, entre outros e isso vai continuar. Vamos cair na rua e fazer o corpo a corpo”, assegurou.

Lourdes Sarmento

A candidata do Partido da Causa Operária (PCO) à Prefeitura Municipal de João Pressoa, Lourdes Sarmento, enfrenta pela quinta vez uma eleição municipal e faz uma campanha discreta, mas segue mantendo o posicionamento da classe operária na Capital. Lourdes está em São Paulo e só deve retornar a João Pessoa no próximo sábado. Lourdes Sarmento está viajando com funcionários dos Correios para um evento e aproveitará para se reunir com a direção nacional da legenda e gravar programas para a campanha.

Antônio Radical

O candidato do PSTU, Antônio Radical, afirmou que acredita que a campanha deve ser fortalecida a partir de agora. Segundo ele, o que já pode ser percebido é a diminuição nos índices de rejeição da candidatura e maior apoio à candidatura.

“Acho que agora a campanha começa a ganhar corpo. Temos tido dificuldades para implementá-la, mas acho que agora com o material de campanha ficando pronto, nós poderemos começar a ir a campo. Estávamos apenas aguardando o material gráfico”, disse.

Antônio Radical afirmou que utilizou estes primeiros 2 dias para dialogar com setores importantes da sociedade para apresentar as suas propostas para as áreas de educação, saúde e combate a corrupção. “A diminuição de nossos índices de rejeição é uma coisa muito positiva”, disse.

Jornal Correio da Paraíba

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MaisTV

CMJP discute ampliação do Muriçocas do Miramar até às 4h

VEREADOR QUESTIONA - 09/10/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x