João Pessoa, 20 de janeiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
entre seis e 17 anos

Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes

Comentários: 0
publicado em 20/01/2022 às 13h12
atualizado em 20/01/2022 às 13h24

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu liberar, nesta quinta-feira (20), o uso emergencial da CoronaVac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A sessão online contou com a participação da diretoria da Agência, que reconheceu a necessidade de avançar na imunização desse público, mas decidiu não recomendar o uso para crianças mais novas.

O pedido foi feito pelo Instituto Butantan no fim do ano passado e era voltado a crianças 3 a 17 anos. Esta é a segunda solicitação realizada pelo Instituto, que teve a primeira negada por falta de documentação.

O Instituto Butantan e o governo de São Paulo contavam com essa liberação para acelerar a imunização contra a Covid no público infantil. No momento, só a vacina da Pfizer poderia ser aplicada em menores de idade no Brasil. O governador de SP, João Doria, disse que o Butantan poderá disponibilizar 15 milhões de doses imediatamente se houver autorização.

No ano passado, a Anvisa cobrou mais dados do Butantan para liberar a CoronaVac para crianças e adolescentes. China, Hong Kong, Chile, Equador, Indonésia e Camboja já autorizaram o uso.

As recomendações da Anvisa para aprovação da Coronavac são:

  • Mesma formulação que aquela aplicada em adultos;
  • Mesma dose;
  • Mesma posologia: duas doses no intervalo entre 2 a 4 semanas;
  • Faixa etária: 6 a 17 anos;
  • Não aplicar em crianças imunocomprometidas.

Em coletiva do governo de São Paulo nesta quarta-feira (19), o governador João Doria (PSDB) disse que o Butantan tem 15 milhões de doses da CoronaVac prontas para uso.

MaisPB

Leia Também