João Pessoa, 19 de janeiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
saúde

Ibogaína no tratamento contra a dependência química

Comentários: 0
publicado em 19/01/2022 às 10h12

A dependência química é uma doença triste e séria que afeta milhares de famílias no Brasil e no mundo todo. Visto que quando há um dependente químico na família, é difícil estabelecer paz e tranquilidade enquanto há preocupação com o familiar que sofre de dependência química.

Por diversas vezes é possível encontrar clínicas e sistemas de ajuda para essas pessoas, mas muitas vezes, os tratamentos não são eficientes. Seja pela ineficácia do próprio tratamento, ou pelo fato da própria pessoa não aceitar ajuda.

Contudo, existe um novo tratamento que está se disseminando cada vez mais entre várias clínicas de tratamento para dependência química e alcoolismo, que é o tratamento com ibogaína.

Apesar de algumas clínicas ainda não aderirem a este tipo de tratamento por terem certas ressalvas a respeito do uso da ibogaína, é possível constatar a sua eficácia e eficiência no tratamento de dependentes químicos e alcoólatras.

Tanto que o tratamento com ibogaína está ajudando cada vez mais pessoas a largarem seus vícios de forma rápida e muito eficiente. Além disso, para que esse tipo de tratamento possa ser 100% eficaz, é preciso que a pessoa queira e aceite a ajuda dos familiares e da clínica com tratamento de ibogaína.

E se você nunca ouviu falar sobre o tratamento com ibogaína e não sabe o que é essa substância, veja mais informações neste artigo sobre o que é a ibogaína e como ela age no tratamento contra a dependência química.

O que é a ibogaína?

A ibogaína é um princípio ativo encontrado na raiz de uma planta de origem africana chamada Iboga. A Iboga, quando consumida em sua forma natural, é uma planta alucinógena utilizada em rituais africanos, muito parecida com a ayahuasca.

Contudo, para que a ibogaína possa ser comercializada e utilizada no tratamento contra a dependência química e alcoolismo, é preciso que ela passe por um processo de tratamento para que permaneçam apenas as substâncias que agem no organismo humano como desintoxicantes.

Aqui no Brasil, este tipo de processo ainda não é realizado, por conta disso, as clínicas que realizam o tratamento com ibogaína aqui no Brasil, costumam importar a ibogaína de países estrangeiros, como do Canadá, por exemplo.

Como é o tratamento com ibogaína?

O tratamento com ibogaína só pode ser feito sob prescrição médica com o acompanhamento de uma clínica especializada em tratamento de dependentes químicos e alcoolistas com ibogaína.

Ou seja, não é permitido, e nem possível, realizar um auto tratamento com ibogaína, visto que seu comércio no Brasil só é permitido para essas clínicas de reabilitação especializadas.

Quanto tempo dura o tratamento com ibogaína?

O tratamento com ibogaína dura cerca de 5 dias a 1 semana. Isso mesmo, o tratamento é curto e ainda assim mostrou ser muito mais eficaz do que muitos outros tratamentos para dependentes químicos e alcoolistas.

Quando o tratamento é realizado, é permitido que um acompanhante fique junto com o paciente, a fim de garantir e se assegurar de que tudo está feito de forma correta e segura pelos profissionais que ministram o medicamento.

Como a ibogaína é ministrada durante o tratamento?

Geralmente, nas clínicas de reabilitação para dependentes químicos e alcoolistas, a ibogaína é ministrada em forma de comprimido. Os quais não podem ser encontrados em farmácias e hospitais comuns, apenas em clínicas especializadas.

Muitas pessoas, inclusive, perguntam se é possível encontrar ibogaína para comprar no Brasil, e a resposta é não. Estabelecimentos ou demais pessoas que dizem ter ibogaína para vender, com certeza possuem algo falso, pois não existe a possibilidade de comercializar ibogaína no Brasil a não ser as importações para clínicas especializadas.

O tratamento com ibogaína realmente é eficaz?

Sim, o tratamento com a ibogaína mostrou ser eficaz e eficiente em praticamente todos os casos em que o paciente realmente aceitou ajuda médica. A ibogaína age reparando sinapses que foram afetadas pelo uso das drogas, recriando as conexões perdidas entre neurônios.

Com a serotonina, a dopamina e a noradrenalina conectadas novamente com os neurotransmissores, os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar se organizam no corpo humano, e o paciente volta a sentir alegria, felicidade e prazer, sem que seja necessário o uso de substâncias químicas como drogas ou álcool.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas