João Pessoa, 18 de janeiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
efeito da covid

Anac autoriza voos com menos comissários

Comentários: 0
publicado em 18/01/2022 às 09h25
atualizado em 18/01/2022 às 08h04

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a Azul e a Gol a voar com menos comissários de bordo nos aviões. Agora serão três, em vez de quatro profissionais. A autorização da Anac à Azul foi dada em 12 de janeiro e o aval à Gol, nesta segunda-feira (17). A Latam fez o mesmo pedido e aguarda resposta da agência.

Na prática, a medida obriga as empresas a reacomodarem passageiros em outros voos, porque haverá limite de até 150 assentos em aviões com capacidade para até 186 pessoas. As empresas são obrigadas a manter um comissário para cada 50 passageiros. Assim, para voar com três tripulantes, os voos passam a ter número reduzido de passageiros.

Juntas, as três empresas detêm 98,2% do mercado doméstico de aviação no Brasil, segundo dados da agência relativos a novembro –os mais recentes disponíveis.

Os pedidos das companhias aéreas estão relacionadas ao avanço da variante ômicron, que tem causado afastamento de tripulantes das escalas de voo e cancelamentos de voos. A ômicron também tem provocado impacto em outros setores da economia, como profissionais da saúde e do comércio.

MaisPB com G1

Leia Também