João Pessoa, 20 de novembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO SERTÃO

Santa Luzia faz ações pelos 150 anos de emancipação

Comentários: 0
publicado em 20/11/2021 às 16h54
atualizado em 20/11/2021 às 18h07

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia (PMSL) organizou uma programação especial para celebrar os 150 anos de emancipação política da cidade, que faz aniversário na próxima quarta-feira, dia 24 de novembro. Serão cinco dias de eventos, sem grandes aglomerações e shows em praça pública, por causa da continuidade da pandemia da Covid-19. O início das celebrações ocorrerá neste sábado (20), com a realização de sessão solene promovida pela Câmara Municipal de Santa Luzia, às 17h, no Ginásio Deputado Antônio Ivo de Medeiros – “O Biscoitão”.

O Poder Legislativo Municipal entregará Títulos de Cidadania Santaluziense a 80 pessoas, entre homens e mulheres, com relevantes serviços prestados ao município de Santa Luzia. São honrarias aprovadas desde o ano de 2017, que por força da Lei Municipal e por causa da pandemia, serão entregues aos homenageados em sessão solene no aniversário da cidade. O evento terá transmissão ao vivo pelos canais da Câmara Municipal de Santa Luzia no Youtube e Facebook.

ATIVIDADES ESPORTIVAS

A programação alusiva ao sesquicentenário de Santa Luzia terá continuidade no domingo (21) com várias atividades organizadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Esportes. Às 5h, ciclistas do município e de várias outras cidades se concentrarão em frente ao Parque do Forró, no Centro, para um Pedal Ecológico de 23,5 km, com percurso pelas principais ruas da cidade e rota pelo Parque Eólico Solar, na zona rural, e ponto de apoio.

Em seguida, serão realizadas partidas amistosas de várias modalidades. Às 8h, as equipes do Basquete Santa Luzia e Dragons Basquete Equador-RN se enfrentam; às 9h, teremos um jogo festivo de futsal feminino entre equipes de Santa Luzia; às 10h, amistoso intermunicipal de handebol entre as seleções de Santa Luzia e Conceição, todos no Ginásio Ernani da Veiga Pessoa Filho, no bairro São Sebastião; às 17h, amistoso futebol society feminino entre as equipes de Santa Luzia e Juazeirinho, na Praça de Esporte e Lazer Dona Diva Ferraz da Nóbrega, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

ATIVIDADES CULTURAIS

Na segunda-feira (22), a programação comemorativa pelos 150 anos de Santa Luzia terá sequência na Praça Silvino Cabral, a partir das 17h, com a instalação de monumento histórico e geográfico e implantação da capsula do tempo pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia (IHGSL).

Às 19h, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia promoverá uma Mostra Literária com a exposição de vários livros, revistas, cordéis, entre outras obras alusivas ao município de Santa Luzia. Na ocasião, serão entregues comendas alusivas aos 150 anos de Santa Luzia para escritores e personalidades ligadas às artes literárias.

Na sequência, o prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé fará o lançamento da Academia de Letras de Santa Luzia, seguido de um concerto especial da Banda Duarte Machado, que comemora 147 anos de fundação no dia 24 de novembro, sendo considerada a terceira banda de música mais antiga do Brasil.

Na terça-feira (22), a programação prosseguirá com atividades no Parque do Forró. Às 8h, será promovida a Vitrine Tecnológica de Cidadania, Cultura e Economia, que incluirá uma ciranda de serviços de cidadania, apresentações culturais e palestras para a população. Na parte da tarde, às 16h, serão promovidas feiras e mostras de arte e cultura, com exposições de trabalhos promovidos por artistas plásticos e artesãos naturais de Santa Luzia.

INAUGURAÇÕES

Na quarta-feira, 24 de novembro, data do aniversário de 150 anos de emancipação política do município de Santa Luzia, serão promovidas uma série de atividades, que incluem inaugurações, entregas de equipamentos, apresentações culturais e homenagens a filhos e filhas da terra, bem como pessoas naturais de outras regiões, mas com relevantes serviços prestados à cidade.

A programação do dia de aniversário terá início às 6h, com a tradicional alvorada promovida pela Banda Duarte Machado, na Praça Alcindo Leite. Às 7h, no mesmo local, haverá o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal. Na sequência, às 8h, missa em ação de graças pelos 150 anos do município, na Igreja Católica Matriz de Santa Luzia.

Às 17h, o prefeito Zezé fará a inauguração do Paço Municipal Quipauá – Sede Administrativa da Prefeitura Municipal de Santa Luzia – e entregará as requalificações da Praça Joaquim Estanislau de Medeiros e da Praça Dona Celina Medeiros (Praça dos Correios), entre outras obras e equipamentos.

A programação será concluída com uma Sessão Solene Comemorativa pelos 150 anos de emancipação política de Santa Luzia, no interior do Paço Municipal Quipauá.

Confira a programação detalhada:

Sábado (20/11):
Local: Ginásio O Biscoitão.

17h – Sessão Solene promovida pela Câmara Municipal de Santa Luzia para outorga de 80 Títulos de Cidadania Santaluziense.

Domingo (21/11):

5h – Pedal Comemorativo
Concentração: Parque do Forró.
Percurso: 23,5 km, com rota pelo Parque Eólico Solar (zona rural);
8h – Amistoso Intermunicipal de Basquete: Basquete Santa Luzia x Dragons Basquete Equador-RN.
Local: Ginásio Ernani da Veiga Pessoa Filho.

9h – Jogo festivo de futsal feminino entre equipes de Santa Luzia.
Local: Ginásio Ernani da Veiga Pessoa Filho.

10h – Amistoso Intermunicipal de Handebol: Seleção de Santa Luzia x Conceição.
Local: Ginásio Ernani da Veiga Pessoa Filho.

17h – Amistoso Intermunicipal de Futebol Society Feminino: Santa Luzia x Juazeirinho.
Praça de Esporte e Lazer Dona Diva Ferraz da Nóbrega.

Segunda-feira (22/11):
Local: Praça Silvino Cabral.

17h30 – Instalação de Monumento Histórico e Geográfico de Santa Luzia, comemorativo aos 150 anos de Santa Luzia.

19h – Mostra Literária;
– Entrega de comendas a escritores e personalidades ligadas à literatura;
– Lançamento da Academia de Letras de Santa Luzia;
– Concerto da Banda Duarte Machado.

Terça-feira (23/11)
Local: Parque do Forró

8h – Vitrine Tecnológica de Cidadania Cultura e Economia;
– Ciranda de Serviços de Cidadania;
– Apresentações Culturais;
– Palestras.

16h – Feiras culturais;
– Mostras de Arte e Cultura;
– Exposições de obras de artistas plásticos e artesãos.

Quarta-feira (24/11)

6h – Alvorada com a Banda Duarte Machado.
Local: Praça Alcindo Leite.

7h – Hasteamento do Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal.
Local: Praça Alcindo Leite;

8h – Missa em Ação de Graças pelos 150 anos do Município de Santa Luzia.
Local: Igreja Matriz de Santa Luzia;

12h: Concerto com a Banda Duarte Machado;
Local: Praça Alcindo Leite.

17h: Inauguração do Paço Municipal Quipauá (Sede Administrativa da Prefeitura de Santa Luzia);
– Entrega da Requalificação da Praça Joaquim Estanislau de Medeiros;
– Entrega da Requalificação da Praça Dona Celina Medeiros (Praça dos Correios);
– Entrega de outras obras e equipamentos;

Local: Paço Municipal Quipauá;

– Sessão Solene Comemorativa aos 150 Anos de Emancipação Política de Santa Luzia.
Local: Paço Municipal Quipauá.

MaisPB

Leia Também