João Pessoa, 14 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LAZER E DIVERSÃO

Prefeitura anuncia pacote de lazer e cultura para a Capital

Comentários: 0
publicado em 14/08/2012 ás 11h40

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), apresentou nesta segunda-feira (13) um pacote de ações para a Capital que promete proporcionar lazer e cultura de qualidade ao público pessoense, como também incentivar os artistas da terra. O anúncio do Pacote Cultural foi feito pelo prefeito Luciano Agra e o diretor executivo da Funjope, Lúcio Vilar, durante solenidade no Teatro do Sesi, no Centro, com a presença de jornalistas, escritores, cineastas, artistas e produtores culturais.

Segundo o prefeito, as ações apresentadas neste mês de aniversário da cidade têm como pilares o incentivo e o apoio às produções culturais em suas mais diversas manifestações. ‘Estamos trazendo aos produtores e ao público pessoense projetos e atividades nas áreas de literatura, cinema, música, fotografia, artes plásticas e a abertura de novos editais de fomento”, ressaltou Agra.

Uma das ações anunciadas pela PMJP é o lançamento do 1º Edital de Longa e Curta-Metragem Walfredo Rodriguez, que deverá acontecer ainda este mês. O investimento chega a cerca de R$ 1 milhão, destinado à produção de dois longas-metragens e 12 curtas. Para o cineasta e professor universitário Bertrand Lira, o anúncio foi algo fantástico, há muito tempo esperado pela classe artística. “Será a primeira vez que teremos um edital para a produção de longa-metragem. Isso vai contemplar cineastas que não puderam realizar seus projetos antes”, comemorou.

A Funjope deverá lançar também o edital para 20 Pontos de Cultura, segundo Lúcio Vilar. “Para o projeto, serão disponibilizados R$ 3,6 milhões, que promete dar um grande impulso no panorama da cultura pessoense”, disse ele, acrescentando que o edital será disponibilizado ainda em agosto, trazendo os critérios de participação na seleção.

Outra novidade também para este mês é a retomada do Salão de Artes Plásticas de João Pessoa (Samap). O edital para a participação no evento será lançado na próxima sexta-feira (17).

Agosto também terá como destaque a celebração do centenário do “Eu”, obra do poeta paraibano Augusto dos Anjos. O evento, de abrangência nacional, será o “Augusto das Letras”, que acontece de 24 a 31 deste mês. Ainda dentro das comemorações, está o Prêmio Vídeo Poemas, cujas inscrições, abertas para todo o território brasileiro, estarão abertas até outubro. A Funjope também está articulando parcerias para a revitalização da Galeria Augusto dos Anjos, localizada no Centro da Capital.

A valorização de personalidades importantes da nossa cultura passa pelo intercâmbio com a Cinemateca Brasileira para repatriar registros cinematográficos do paraibano Walfredo Rodriguez, responsável pela captação das primeiras imagens em movimento de João Pessoa, em meados da década de 20.

A ideia, de acordo com Lúcio, é criar o Museu Walfredo Rodrigues, para que os pessoenses tenham acesso a produções do cineasta responsável pelo primeiro longa-metragem feito na Paraíba, intitulado “Sob o Céu Nordestino”, em 1929. Na mesma linha, serão inaugurados, em setembro, monumentos em homenagem ao compositor Genival Macedo, autor de “Meu Sublime Torrão”, e a Jackson do Pandeiro.

Imagem e som – Entre as ações anunciadas, para o próximo mês, também estão programados o evento “Setembro Fotográfico”, que já se consolidou no calendário cultural da cidade. Haverá ainda a participação de João Pessoa na Mostra Internacional de Música (Mimo), evento que reúne personalidades da música instrumental e será sediado em igrejas e no Theatro Santa Roza.

No próximo mês, a Funjope também mantém o seu projeto “Cine Municipal”, que leva cinema gratuito aos servidores municipais e é aberto ao público em geral. Desta vez, a participação será da diretora Ana Riper, com o filme ambientado no Nordeste “Vou Rifar Meu Coração” (2011).

Nas próximas semanas, a PMJP também deverá instalar a “Sala Funjope”, que funcionará na sede da Fundação, com capacidade para receber até 200 pessoas. O novo espaço deverá ser utilizado principalmente para a criação de dois novos projetos em estudo. O primeiro, o “Cine Criança”, dedicado a exibir sessões com filmes infantis; e o segundo, “Gente de Palavras”, que promete trazer nomes da cultura brasileira para seminários e debates com o público pessoense.

As ações anunciadas nesta segunda não param por aí. De 28 a 29 de novembro, João Pessoa sediará a “Primeira Virada Cultural JP”, promovendo 24 horas de programação ininterrupta; um evento bastante esperado pelo movimento cultural e que deverá proporcionar cultura, arte e cidadania para a população.

Para este ano, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope, também estuda implementar dois grandes projetos. Um deles é o “Empreender Cultural”, que deverá criar uma linha de crédito para os produtores culturais com foco profissionalizante, e ainda a implantação do Projeto “Anima-Doc-JP”, programa de formação audiovisual que está em análise por parte do Ministério da Cultura (MinC).

MaisPB

com assessoria

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MaisTV

Presidente do TJ diz que Paraíba ‘ganhou’ com decisão que mantém Lei do Gabarito

em João Pessoa - 15/12/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x