João Pessoa, 14 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CINE VOLANTE

Documentários paraibanos serão exibidos na Penha e em Mangabeira

Comentários: 0
publicado em 14/08/2012 às 19h48

 A programação de agosto do ‘Cine Volante’ vai levar aos bairros de João Pessoa os documentários “Casa de Lirismo” e “Todos os Santos”, ambos do cineasta paraibano Thomas Freitas. Na programação, também estão os filmes do acervo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), realizadora do evento.

As sessões desta quinta-feira (16) acontecem na Escola Municipal Antônio Santos Coelho, no bairro da Penha, a partir das 19h. A unidade fica localizada na Praça Osvaldo Pessoa. Um dia antes, na quarta-feira (15), os dois filmes serão exibidos no Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão, que fica na Rua Benevenuto Gonçalves da Costa, Mangabeira VII.

Documentários – “Casa de Lirismo” tem 18 minutos de duração e foi lançado este ano. O vídeo, gravado na casa do poeta popular Nelson Barbosa (o “Nelsão”), revela o universo das rimas e histórias do artista. Por onde passa, Nelsão encanta com lirismo, espontaneidade, improviso e oralidade. Já “Todos os Santos” tem 14 minutos de duração e foi lançado em 2011. É o retrato pessoal e espiritual de Mãe Nane, Yalorixá de Umbanda, que há anos se dedica a cuidar dos filhos e da Jurema Sagrada.

O diretor – O cineasta Thomas Freitas, diretor dos dois documentários, é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Iniciou sua carreira no projeto “Paraíba Cine Senhor” e, depois, passou a trabalhar no Ponto de Cultura Para’iwa. Seu primeiro vídeo independente foi o documentário “Casa de Lirismo”, vencedor do Troféu Luis Orlando Silva, no 21º Festival Internacional de curtas-metragens de São Paulo.

Secom JP

Leia Também