João Pessoa, 09 de novembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

A obra de arte de 1971 “Led Zeppelin IV” celebra 50 anos

Comentários: 0
publicado em 09/11/2021 às 10h05

Atenção galera paraibana que aprecia o rock, o quarto disco, a obra de arte da banda Led Zeppelin de 1971, chega aos 50 anos. Sem título, inegável e imparável. O quarto álbum de estúdio do Led Zeppelin, mais conhecido como Led Zeppelin IV, chegou há 50 anos, na última segunda-feira, 8 de novembro de 1971.

Led Zeppelin IV continua sendo um dos álbuns mais criativamente influentes e comercialmente bem-sucedidos na história da música. Como uma assinatura artística, o disco atingiu um acorde que continua a ressoar globalmente entre os fãs de música a inspirar gerações de músicos.

Comercialmente, o Led Zeppelin IV é um rolo compressor, vendendo mais de 37 milhões de cópias em todo o mundo. Nos EUA, o álbum foi recentemente certificado como platina 24x pela RIAA, classificado como o quinto álbum mais vendido de todos os tempos, bem como o álbum mais vendido de um artista britânico (empatado com The Beatles, também conhecido como The White Album). Fora dos EUA, o álbum é certificado como diamante no Canadá (x2); multi-platina na Austrália (9x), no Reino Unido (6x) e na França (2x); platina na Argentina, Brasil, Itália, Noruega, Polônia e Espanha; e ouro na Alemanha (3x).

Led Zeppelin IV também liderou as paradas de álbuns no Reino Unido, Canadá e Holanda, e alcançou a posição # 2 na Austrália, Dinamarca, França, Suécia, bem como nos EUA, onde continua sendo o álbum mais vendido do catálogo da banda.

Antes do sucesso de 1971, a banda passou o outono e o inverno de 1970 escrevendo e gravando o Led Zeppelin IV, com as primeiras sessões de gravação começando em Londres no Island Studios em dezembro de 1970. Um mês depois, a banda mudou-se para Headley Grange, uma casa de campo em Hampshire, Inglaterra. Eles converteram a casa em um estúdio de gravação e usaram o Rolling Stones Mobile Studio para gravar a maioria das faixas básicas do álbum com o engenheiro Andy Johns, que também projetou algumas músicas dos álbuns Led Zeppelin II e III.

Jimmy Page, que também produziu o álbum, diz: “Após a breve estada que Robert e eu tivemos na casa de Bron-Yr-Aur [enquanto trabalhávamos no Led Zeppelin III], pude ver uma situação em que todos nós residíamos em Headley Grange e tínhamos um caminhão de gravação. Eu estava interessado em toda essa ideia de usar a granja como um local de trabalho para pudéssemos nos concentrar totalmente no esforço de fazer a música, enquanto morávamos lá”.

“Foi tudo um pouco experimental”, diz John Paul Jones. “Mas foi a primeira vez que realmente ficamos juntos. Antes estávamos gravando em estúdios … e sempre foi hotel, estúdio, hotel, estúdio. Nunca tínhamos estado em um lugar com instalações de gravação. Essa foi realmente uma nova maneira de trabalhar para nós, e acho que foi uma maneira muito boa. Só tínhamos um grande cômodo antigo com uma grande lareira com todo o equipamento instalado. E você poderia simplesmente descer e começar as coisas se ninguém estivesse lá, ou se outra pessoa aparecesse, haveria um pouco de congestionamento. Havia música sendo feita de alguma forma o tempo todo, o que, como você pode ver pelo resultado, funcionou muito bem. ”

Essa abordagem não convencional (para a época) deu ao grupo mais liberdade para capturar performances espontâneas e momentos de inspiração. Sobre a letra de “Stairway To Heaven”, Robert Plant lembra:

“Eu estava sentado ao lado de Jimmy em frente ao fogo em Headley Grange. Ele escreveu essa sequência de acordes e estava tocando para mim. Eu estava segurando um lápis e papel e de repente minha mão começou a escrever as palavras ‘Há uma senhora que tem certeza de que tudo que reluz é ouro …’ Eu sentei lá, olhei para essas palavras e quase pulei da cadeira. Relembrando agora, acho que me sentei no momento certo”.

A banda também encontrou maneiras de usar a acústica de Headley Grange a seu favor. O baterista John Bonham foi gravado tocando “When The Levee Breaks” no hall de entrada principal da casa usando microfones pendurados em um lance de escadas. Hoje, é um dos sons de bateria mais famosos do mundo, e foi utilizado inúmeras vezes por artistas de vários gêneros, incluindo Beyoncé, Beastie Boys, Massive Attack, J. Cole, Björk e Eminem.

Quando as faixas básicas do álbum foram concluídas, a banda voltou a Londres para gravar “Stairway To Heaven” e adicionou overdubs ao material de Headley no Island Studios. Logo depois, Page viajou para Los Angeles para trabalhar na mixagem inicial do álbum nos estúdios Sunset Sound antes de retornar aos Island Studios para mixagem adicional. A mixagem final foi então adiada até julho para acomodar à turnês de primavera e verão da banda.

Uma das partes mais memoráveis da capa do álbum foram os quatro símbolos usados na capa interna e na etiqueta para representar os quatro membros da banda.

“Havia um pequeno livro muito bom de sinais e símbolos”, diz John Paul Jones. “Então, decidimos escolher nossos símbolos neste livro apropriados para cada membro. Então, Bonzo [John Bonham] e eu escolhemos símbolos que eram meio opostos um ao outro graficamente, o que era bem estranho. E então, é claro, Robert e Jimmy criaram os seus próprios. Todos eles tinham seus próprios significados pessoais”.

Notoriamente, o álbum sem título foi lançado sem texto na capa ou contracapa, incluindo o nome da banda ou o título do álbum – uma ideia radical na época.

“Depois do lançamento e sucesso do terceiro álbum, ainda recebíamos críticas negativas sobre os álbuns e shows em certas revistas especializadas na América”, lembra Page. “E mesmo depois do terceiro álbum, dizia-se que éramos ‘um exagero’. Parecia ser uma proposta interessante lançar um álbum sem nenhuma informação sobre ele… e ver como ele venderia”.

“A capa significa tudo o que as pessoas querem ler nela”, disse John Bonham sobre o lançamento do álbum. “Para mim, significa: ‘Prefiro morar em uma casa velha que em um prédio de apartamentos’. Minha opinião pessoal é que o álbum é a melhor coisa que já fizemos. Eu o amo. É o quarto álbum e é a próxima fase em que estávamos no momento da gravação. Todos os álbuns têm sido diferentes e, na minha opinião, este é o melhor e não é tentar ser cabeça-dura”.

Resumo da banda  LED ZEPPELIN

Em 1968, Jimmy Page formou o Led Zeppelin, um dos grupos mais influentes, inovadores e bem-sucedidos da música moderna, tendo vendido mais de 300 milhões de álbuns em todo o mundo. A banda ressuscitou das cinzas do The Yardbirds, quando Page trouxe Robert Plant, John Bonham e John Paul Jones para uma turnê como The New Yardbirds. Em 1969, o Led Zeppelin lançou seu primeiro álbum homônimo. Isso marcou o início de um reinado de 12 anos, durante os quais o grupo foi amplamente considerado a maior e mais inovadora banda de rock do mundo.

Led Zeppelin continua a ser homenageado por seu papel fundamental na história da música. A banda foi incluída no Rock & Roll Hall of Fame em 1995, recebeu um Grammy® Lifetime Achievement Award em 2005 e, um ano depois, foi premiada com o Polar Music Prize em Estocolmo. Os membros fundadores Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones – juntamente com Jason Bonham, filho de John Bonham – subiram ao palco na O2 Arena de Londres em 2007 para encabeçar um concerto de tributo a Ahmet Ertegun, um querido amigo e fundador da Atlantic Records. A banda foi homenageada por sua contribuição vitalícia para a cultura americana no Kennedy Center Honors em 2012. Em janeiro de 2014, a banda ganhou seu primeiro prêmio Grammy como Celebration Day, que capturou sua performance ao vivo no concerto de tributo Ertegun, foi eleita a Melhor Álbum de rock.

Kubitschek Pinheiro MaisPB com Warner Music Brasil

Leia Também