João Pessoa, 17 de outubro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
alta estação

Ocupação de hotéis no litoral ultrapassa 82%

Comentários: 0
publicado em 17/10/2021 às 09h12
atualizado em 17/10/2021 às 09h01

O Nordeste vem sendo o destino turístico mais procurado pelos brasileiros e foi responsável pela maior parte das vendas das agências de viagem. Isso é o que revela o sétimo levantamento realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) com dados referentes a setembro. Com o avanço da vacina, as pessoas estão mais confiantes para viajar e os destinos preferidos são os com praia.

Com areias brancas e finas, águas mornas e cristalinas, paisagens paradisíacas e gastronomia de dar água na boca, o litoral paraibano vem atraindo turistas e isso se reflete na ocupação dos leitos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado da Paraíba (ABIH-PB), a taxa de ocupação na rede de hotéis da capital paraibana chega a 82%.

Para o presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Eduardo Carneiro, o verão 2021/2022 promete um novo fôlego para economia do estado a partir do turismo.

“Os últimos anos foram marcados por desafios e incertezas, sobretudo, para o turismo que sofreu forte impacto em decorrência da pandemia. Com o avanço da vacina, o setor inicia um novo processo de recuperação. E nosso estado vive essa etapa com a presença de turistas que já circulam pela nossa capital”, destacou Eduardo.

O deputado afirmou que um dos maiores atrativos turísticos paraibano é, sem sombra de dúvidas, o litoral e contribuir para divulgação desses roteiros é caminhar lado a lado com o desenvolvimento econômico e turístico da Paraíba, que conta com diversas praias do litoral sul ao norte, sem esquecer das praias urbanas.

“Nosso litoral é muito diversificado, tem opção tanto para quem vem em família, quanto para quem busca um pouco mais de aventura. Os profissionais que atuam no setor de turismo têm se capacitado cada vez mais para atender com qualidade quem vem conhecer o nosso estado. O turismo será fundamental para a retomada da economia no pós-pandemia”, frisou.

De acordo com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a expectativa é de que o período de alta estação – que vai de dezembro de 2021 ao período de carnaval de 2022 – supere o que foi visto em anos anteriores à pandemia. “Já temos uma ocupação muito boa para este período, que também inclui as festividades de fim de ano. Os hotéis estão com uma ocupação legal e acreditamos que este ano vamos superar os de antes da pandemia, se tudo der certo, tanto para o réveillon como para alta estação”, avaliou.

Estudo – Uma análise comparativa entre os anos de 2020 e 2021, realizada pela Kayak – empresa norte-americana de busca de viagens – apontou que os consumidores têm optado por viagens de curto período, em média quatro a sete dias de duração. Esse intervalo de tempo equivale a um total de 37%, apontando aí um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Eduardo Carneiro concorda com o estudo, quando este aponta que essa mudança pode estar atrelada à pandemia.

“A pandemia do coronavírus provocou uma série de mudanças no perfil e comportamento do turista também. Mas, independentemente da quantidade de dias que os turistas escolherem passar na Paraíba, eu garanto que eles terão oportunidade de viver experiências jamais vivenciadas antes, porque o nosso turismo está preparado para esse novo tempo e nosso litoral tem muito a oferecer”, disse Eduardo.

Mais informações – O Litoral de João Pessoa conta com as populares praias de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa. Calçadões que possibilitam a realização de caminhadas ou passeio. Ciclovias que ofertam a prática de atividades como ciclismo, patins e skate. Além disso, são dessas praias que saem os passeios náuticos para as Piscinas Naturais do Seixas, Picãozinho e Piscinas Naturais do Bessa. Na praia do Bessa, há ainda a possibilidade de atividades em caiaques e Stand Up Paddel – esta última podendo ser realizada, inclusive no turno da noite. Mas, todas elas em consonância com a tábua de marés.

No Litoral Sul, o cenário é mais exótico. Entre as praias é possível citar Barra de Gramame, Praia do Sol, Praia do Amor, Jacumã, Coqueirinho, Carapibus, Praia Bela e Tambaba. Sendo esta última a primeira praia de naturismo do Nordeste e é conhecida também por sediar campeonatos de surf naturista. Uma forma de conhecer as principais praias do Litoral Sul é por meio dos passeios de Buggy.

Já o Litoral Norte, é formado por 19 praias que se distribuem por cinco municípios da Paraíba. No município de Cabedelo, por exemplo, as praias de Camboinha, Ponta de Campina são opção para quem vai com criança pela tranquilidade de suas águas. É dessas praias que também saem os catamarãs e lanchas com destino a Ilha de Areia Vermelha. Barra de Camaratuba, Baía da Traição e Lucena também são praias que compõem esta terceira parte do litoral paraibano.

MaisPB

Leia Também