João Pessoa, 23 de agosto de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Graduado em Jornalismo, Yago Fernandes é um “pitaqueiro” sobre a vida, relações humanas e um apaixonado pela comunicação. É mestre de cerimônias e tem experiência com palestras e oficinas de Oratória. Atualmente, também é assessor de comunicação.

Céu e inferno

Comentários: 0
publicado em 23/08/2021 às 13h11

Dia destes, na TV, fui indo pelos canais a procurar por algo bom ou interessante. Fui, fui, fui e nada… Até que dei de cara com um senhor que estava no vídeo roncando, grunhindo como um porco.

Logo fiquei a saber que ele estava possuído pelo demônio. Pode isso? Para as cabeças vazias, pode. Em seguida apareceu um outro sujeito, fez alguns gestos e também grunhiu palavras. Pronto, o demônio foi embora. Pode isso? Pode, já disse.

E vendo essa tolice, lembrei que durante minha infância, e até um pouco mais adiante, ouvi inúmeras vezes gente da minha família e coleguinhas da vizinhança falando da “mulher sem cabeça”, uma mulher que saía do cemitério à noite e perambulava pelas ruas. Ai, ai.

A questão, leitora, leitor, que de certo modo existem demônios ou o que for do imaginário popular. Existem sim. Existem dentro de nós, frutos de nossas cabeças alopradas. O meu demônio vem de minhas fragilidades, dos meus medos, das minhas inseguranças de todo tipo. Vem dos meus ódios, dos meus ressentimentos. Tudo isso formam (ou forma, valem as duas expressões) as minhas possessões demoníacas. Claro que existe o diabo, o nosso diabo, criado e alimentado por nós.

Ninguém vem de fora nos tirar a paz, que isso fique certo. E o mais interessante de tudo é que essas possessões não acontecem com pessoas de boa cabeça, iluminadas por saberes e qualidade de percepção. Pessoas, enfim, que cresceram.

Existem mulheres sem cabeça? Ô, em multidões… Como também existem os homens sem cabeça, ô, haja vista os que andam nas colunas sociais, se achando… Quando alguém perto de você disser que está possuído, seja do que for, concorde. A pessoa está possuída dos seus próprios demônios.

Verdade

Quem falou foi um gerente de pesquisas da IBM, logo, o cara é de ser ouvido. Disse que – “As palavras que você escolhe dizem muito sobre como você é. Ao processá-las, é possível ter um quadro da sua personalidade”. Adão já dizia isso a Eva: – Fala, se queres que te conheça! E o que anda por aí é de sair correndo, gentinha pura, mas cobertos de grifes…

Falta dizer

Não é de hoje… Hubert Humprey, (foto) vice-presidente de Lyndon Johson (1936…) na presidência americana, dizia que – “É verdade que há vários idiotas no Congresso. Mas os idiotas constituem boa parte da população e devem estar bem representados”. Esse discurso não serviria para Brasília? Povo (maioria) e eleitos (maioria), iguaizinhos…

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também