João Pessoa, 06 de junho de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
quase 38 mil candidatos

Provas do concurso da Saúde são aplicadas em JP

Comentários: 0
publicado em 06/06/2021 às 09h32
atualizado em 06/06/2021 às 11h18

Começou na manhã deste domingo (06) a aplicação das provas referentes ao concurso da Saúde Prefeitura de João Pessoa. Quase 38 mil candidatos se inscreveram para o certame que será realizado também no horário da tarde. Alguns candidatos não conseguiram chegar aos locais de provas até às 8h e perderam a seleção. Houve também quem esqueceu documentos e, por isso, perdeu a prova.

No período da manhã, as provas serão aplicadas para 11.604 candidatos e, à tarde, para 26.303. Pela manhã, os portões de acesso foram abertos às 7h. As provas iniciaram 15 minutos após o fechamento dos portões e o candidato tem quatro horas para concluir, incluído o tempo de marcação da folha de respostas. Já no período da tarde, os portões serão abertos às 13h30 e fechados às 14h30. Além de documento pessoal, o candidato deve levar impresso o Cartão de Informação disponível no site da AOCP.

Segurança na pandemia

A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Administração (Sead), em parceria com o AOCP, instituto responsável pela realização certame, elaboraram um protocolo de biossegurança em virtude da pandemia do coronavírus. Além dos cuidados que devem ser tomados por cada candidato, como uso de máscara, e do distanciamento que será adotado, a equipe de aplicação das provas foi treinada e os espaços serão higienizados.

As medidas serão adotadas para que o dia da prova não ofereça riscos de contágio do coronavírus entre candidatos e colaboradores, respeitando as orientações das autoridades de saúde. Todo o plano logístico adotado está embasado no Manual de Biossegurança para Reabertura das Escolas Federais no contexto da pandemia e do material da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Todos os candidatos devem usar máscara em qualquer local da instituição onde será aplicada a prova. Eles devem evitar contato com os demais candidatos, como apertos de mão ou abraços, e manter o distanciamento, o que será observado pela equipe da organização. A temperatura corporal do candidato será medida e disponibilizado álcool em gel. A organização também orienta que se evite tocar superfícies como maçanetas e corrimãos e ao tossir ou espirrar, que se cubra a boca com o antebraço ou lenço descartável. Será proibido o consumo de alimentos nas salas.

Cassemiro Francisco levou parente para a prova – Foto: Albemar Santos/MaisPB

“Temos que aproveitar as oportunidades que aparecem neste tempos de pandemia”, destacou o autônomo Cassemiro Francisco, que trouxe um parente de Recife (PE) para fazer a prova. Apesar das chuvas neste início de manhã, ele conseguiu chegar em tempo.

De acordo com o protocolo elaborado, o fluxo de entrada dos candidatos foi organizado, assim como as salas de aplicação, com as devidas sinalizações. As salas estão sendo ocupadas em apenas 50% da capacidade, havendo distanciamento entre as carteiras, e portas e janelas estarão sempre abertas para permitir a livre circulação de ar. Os espaços foram desinfectados, assim como os bebedouros. A organização orienta que o candidato leve sua própria água, mas será oferecido também copo descartável para uso dos bebedouros.

Para quem esqueceu a caneta, a comerciante Isabele Correia montou uma barraquinha para vender o produto, assim como água. “A caneta é indispensável, especialmente a preta e a azul”, afirmou. A comerciante também disponibilizou água e barrinha de cereal e ante da prova começar já havia esgotado o estoque.

Comerciante Isabele Correia aproveitou para vender no local – Foto: Albemar Santos/MaisPB

Equipe – A equipe contratada está fora do grupo de risco e tem se mantido reservada e atenta para não ter contato com pessoas contaminadas ou suspeita da doença nos 15 dias anteriores à aplicação das provas. Todos os colaboradores foram treinados remotamente e receberam manuais com as instruções de cuidados do protocolo. Os materiais, como pacote de provas e lista de presença, também serão higienizados antes de serem distribuídos e uma equipe de suporte estará pronta para limpeza e higienização dos espaços.

Confira cobertura da MaisTV

Albemar Santos – MaisPB

Leia Também