João Pessoa, 30 de maio de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nova fase na paraíba

Adultos entre 18 e 59 anos serão os próximos vacinados

Comentários: 0
publicado em 30/05/2021 às 09h01
atualizado em 30/05/2021 às 13h53

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) se reuniu nesse sábado (29) para definir o cronograma de vacinação contra Covid-19 na Paraíba.

Essa semana, o Ministério da Saúde tinha orientado a inclusão da população em geral, entre 18 e 59 anos, na campanha de vacinação. A medida foi aprovada no Conselho. O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, disse que esse público será imunizado na fase seguinte, após os profissionais da educação, e a campanha acontecerá de forma simultânea, por faixa etária decrescente, junto aos demais trabalhadores de outros grupos essenciais.

Sobre os profissionais da educação, a SES informou que esta foi uma orientação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) que, em Nota Técnica enviada no dia 28 de maio, justifica a estratégia apontando a necessidade de volta às aulas presenciais. O documento ressalta impactos sociais ocasionados pela covid-19 na educação infantil, principalmente nos grupos sociais menos favorecidos e que tem dificuldade, ou mesmo inviabilidade, para uma adesão ao ensino a distância.

No grupo de trabalhadores da educação deverá ser seguida a seguinte ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e na sequência os trabalhadores da educação do ensino superior, sempre priorizando os trabalhadores envolvidos na educação dos indivíduos mais jovens. Profissionais que atuam no setor administrativo, dentro das secretarias estadual e municipais de educação, também serão contemplados nesta fase.

De acordo com secretário da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, desde o início da campanha de vacinação contra Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) resolveu nortear e seguir o PNI. “Na vigência de uma pandemia, em que há a escassez de vacinas, o meio mais justo de operacionalizar a campanha de vacinação é imunizar aqueles que têm mais probabilidade de precisar de internação e de morrer. O Plano do PNI é o mais completo e contempla toda essa população vulnerável. Após novas orientações do Ministério, a reunião de hoje foi importante para definir o norte da Paraíba a partir de agora”, pontua.

Além da inclusão dos trabalhadores da educação nesta fase da campanha, também foi deliberado e pactuado em CIB iniciar a vacinação das pessoas em situações de rua e dos funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade. Geraldo Medeiros afirma que é importante lembrar que essa vacinação irá ocorrer de maneira concomitante, de acordo com os percentuais de doses enviados pelo PNI.

Geraldo Medeiros reforça a importância de seguir a imunização dos grupos prioritários abertos, contemplando aqueles que, por algum motivo, ainda não compareceram aos pontos de vacinação. A Paraíba já registrou no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 1.274.764 doses, sendo 843.299 pessoas vacinadas com a primeira dose e 431.465 com a segunda dose da vacina.

MaisPB

Leia Também