João Pessoa, 13 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TSE

PMDB e PSDB são os partidos que mais elegeram vereadores

Comentários: 0
publicado em 13/10/2012 às 12h08

  De acordo com levantamento realizado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) elegeu o maior número de vereadores na Paraíba, totalizando 388 eleitos para compor as Câmaras Municipais a partir de janeiro de 2013.

A legenda elegeu 156 vereadores a mais que o segundo colocado, o PSDB, que elegeu 232 parlamentares. Ao todo, o Estado da Paraíba elegeu 2.185 vereadores nas 223 cidades. Eles agora terão o dever de criar leis, fiscalizar o Poder Executivo e angariar recursos para serem aplicados em benefício dos municípios.

Em 171 Câmaras Municipais do Estado, a bancada é composta por nove parlamentares. Em 36 Casas, são 11 parlamentares. A maior Câmara é a de João Pessoa, que será composta a partir de 2013 por 27 parlamentares.

De acordo com o presidente estadual do PMDB, Antônio Souza, o resultado das urnas mostra a hegemonia da legenda no Estado. “O resultado foi muito positivo para o PMDB porque mantém a hegemonia que o partido tem e que vem se consolidando.

O PMDB é um partido muito sólido. E além dos eleitos do partido, muitos eleitos de outras legendas têm o PMDB como principal aliado”, afirmou. Segundo Antônio Souza, não foi só na eleição dos vereadores que o PMDB saiu na frente, já que também elegeu o maior número de prefeitos no Estado.

“A gente tinha 54 prefeitos e agora temos 59. Juntando com os prefeitos eleitos de partidos aliados, deu até mais do que esperávamos, já que passamos da casa dos 90 prefeitos“, disse.

Já o presidente estadual do PSDB, segundo no número de vereadores eleitos, deputado federal Ruy Carneiro, afirmou que o resultado da eleição também foi positivo para a legenda, mas enfatizou a eleição para prefeito.

“O resultado está na linha do que esperávamos. Foi bom principalmente porque somos o único partido que está disputando o segundo turno nas duas maiores cidades do Estado”, disse. O terceiro partido no número de eleitores foi o Partido Socialista Brasileiro (PSB), do governador Ricardo Coutinho, que elegeu 215 vereadores.

Na quarta colocação, está o Democratas, com 208, seguindo na quinta colocação pelo PSD com 198 vereadores. Nas últimas posições, estão o PTC e o PRTB, que elegeram, cada um, oito parlamentares em todo o Estado. Prefeitos O PMDB também elegeu o maior número de prefeitos: 58. E pode ampliar já que ainda permanece na disputa no município de Campina Grande com a médica Tatiana Medeiros, que enfrenta o deputado tucano Romero Rodrigues (PSDB).

Em segundo lugar ficou o PSB, com 34 municípios, seguido pelo PSDB, com 28.

Jornal Correio da Paraíba 

Leia Também