João Pessoa, 13 de abril de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
sobre CPI da Covid

“Fazer palanque em cima de caixão”, diz senador

Comentários: 0
publicado em 13/04/2021 às 19h23
atualizado em 14/04/2021 às 05h10

Em entrevista ao Hora H, da Rede Mais Rádio, o senador Carlos Viana (PSD-MG), vice-líder do governo Bolsonaro, admitiu que o governo federal demorou a adquirir vacinas para população brasileira na pandemia da Covid-19.

Ele, porém, afirmou que não é momento mais adequado para a instalação do colegiado.

O parlamentar criticou, ainda, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, por determinar a abertura da CPI da Covid-19 neste momento.

“Não é de hoje que o STF oferece um espetáculo de desrespeito aos Poderes, que precisa chegar ao seu limite. Qual era a urgência em decidir monocraticamente para uma abertura de uma CPI em um momento de pandemia? O próprio STF mandou fechar templos por conta das medidas sanitárias, então porque permite os senadores se aglomerarem. O que está por trás dessa decisão do Barroso? E olhando o seu história percebe-se um ativismo judicial, que é ir além da carta magna”, afirmou.

Para Viana, o Sistema Único de Saúde tem três lados, cabendo a União a coordenação, a administração de recursos por parte dos governos estaduais e as tomadas de decisões pelos prefeitos. Segundo ele, o erro de Jair Bolsonaro foi a demorar na compra dos imunizantes.

“O SUS é tripartite, o SUS tem três lados. A União coordena, o governo estadual administra e os prefeitos tomam as decisões locais. Não foi só um lado que nos levou a esta tragédia. A primeira delas: o presidente demorou a assumir o controle, é verdade. Demorou a comprar vacinas. Mas os governadores usaram o dinheiro de que forma? Aqui em Minas muitos prefeitos estão sendo denunciados. Usaram o dinheiro para pagar folha de servidores e conseguir reeleição. Não temos só um lado da tragédia. Artistas que promoveram festas. Tivemos um debate histérico no país sobre a China e deixemos de ser o país o seu principal parceiro comercial”.

MaisPB

Leia Também