João Pessoa, 28 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
VOLTA POR CIMA

Após derrota para o Senado, Arthur Vírgilio é eleito prefeito em Manaus

Comentários: 0
publicado em 28/10/2012 ás 19h39

Candidato do PSDB, Arthur Virgílio confirmou a liderança do 1º turno e venceu a adversária, Vanessa Grazziotin (PC do B), elegendo-se prefeito de Manaus mais uma vez. O tucano já havia sido prefeito da capital do Amazonas, que comandou entre1989 e 1992. As pesquisas de opinião deste segundo turno apontavam Virgílio à frente da adversária.

Durante a campanha desta etapa, Virgílio recebeu os apoios dos candidatos no 1º turno Henrique Oliveira (PR), Serafim Corrêa (PSB) e Pauderney Avelino (DEM). O senador Aécio Neves (PSDB-MG) também aderiu à campanha e esteve em Manaus participando de um comício. Aécio, nome bastante cotado para disputar à presidência, esteve na cidade dois dias após a visita da presidente Dilma Rousseff, que foi à capital amazonense apoiar Vanessa.

O tucano criticou o discurso de "alinhamento" feito por Dilma a favor da candidata do PC do B. "O que contesto e tenho combatido é esse anacrônico discurso do alinhamento: é preciso que o prefeito seja o candidato da Presidente da República para o município ter benefícios. Isso é coisa do regime de exceção", afirmou o senador.

Na ocasião, Dilma disse que "ninguém joga sozinho" e citou a comunista como parte do "time".O discurso também foi propagado em diversas campanhas apoiadas pela presidente e que reforçam o alinhamento.

Vanessa também recebeu o apoio do candidato no 1º turno Sabino Castelo Branco (PTB).

Vices – Durante as declarações de apoio, alguns “desencontros” aconteceram para apoiar os dois candidatos.

Foi o caso de Pauderney, que apoiou Virgílio, mas seu vice, Ivo de Assis (PRB), reforçou a candidatura de Vanessa.

Sabino Castelo Branco, que declarou apoio à Vanessa, viu seu vice Cícero Lima (PSDC) aderir à campanha de Virgílio. Lima chegou a posar para fotos ao lado de Vanessa no anúncio de Castelo Branco, mas poucos dias depois mudou de lado.

Camelôs – Gravações da equipe de propaganda eleitoral de Vanessa Grazziotin simulando um confronto entre camelôs e policiais causaram desconforto aos transeuntes e provocaram protestos por parte do tucano.

Pessoas que passavam no local durante a gravação protestaram e fizeram vídeos para postar na internet.

As imagens faziam referência à retirada de camelôs do centro da cidade, na década de 90, quando Arthur era prefeito. A ação da polícia metropolitana, à época, foi considerada violenta pela categoria. Em nota, Vanessa Grazziotin assumiu a autoria das imagens, as quais ela classificou como uma reconstituição de um fato histórico.

UOL

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MaisTV

Polícia investiga roubos de quase R$ 200 mil em canetas emagrecedoras

BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x