João Pessoa, 02 de janeiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
agenda de 2021

Empresas da PB devem ter metas sustentáveis

Comentários: 0
publicado em 02/01/2020 às 10h48
atualizado em 02/01/2020 às 08h00

A busca por alternativas sustentáveis na adoção de medidas relacionadas ao desenvolvimento econômico na Paraíba estará em alta neste ano de 2021. Essa é a avaliação de especialistas que integram o programa ‘SustentaMundoBr-Parahyba’, cujo intuito é incorporar a realização de práticas voltadas à mitigação dos impactos causados ao meio ambiente no dia a dia dos cidadãos.

“Estudos recentes mostram que o brasileiro está mais preocupado com a pauta ESG (do inglês ‘environment, social and governance’) do que com uma recuperação econômica acelerada e nociva ao planeta”, salienta Eleine Bélaváry, coordenadora de mobilização e educação do ‘SustentaMundoBr-Parahyba’, ao reforçar a inserção de critérios ambientais, sociais e de governança nas empresas neste período de pandemia de Covid-19.

Bélaváry refere-se à pesquisa encomendada pelo Instituto Akatu (organização que promove o consumo consciente) e realizada pela empresa GlobeScan cujos resultados mostraram que 71% dos brasileiros preferem uma reestruturação econômica que priorize a redução das desigualdades e o meio ambiente, em detrimento ao crescimento acelerado.

Os dados estão em sintonia com o programa que vem sendo desenvolvido nas cidades de João Pessoa e de Cabedelo e que estimula a coleta seletiva, a educação ambiental e a geração de emprego e renda. “Esses pontos, e não apenas os indicadores econômicos, devem compor a métrica para avaliar o desenvolvimento de uma localidade. É que o ‘SustentaMundoBr-Parahyba’ vem pregando no estado”, pontua Claudio Tieghi, coordenador da área comercial.

O programa também está alinhado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que possui 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas a serem cumpridas por todos os 193 países pactuados, incluindo o Brasil. “A base da agenda é assegurar que as pessoas possam aproveitar o progresso econômico, social e tecnológico de uma forma harmônica com o meio ambiente”, acrescenta Tieghi.

Na Paraíba, algumas empresas e órgãos públicos já adotam critérios de sustentabilidade em suas rotinas, a exemplo de tribunais e universidades, contudo, a mudança nos hábitos pode estar mais presente no cotidiano dos paraibanos e contribuir para a melhoria dos indicadores. A coordenadora de Operações, Aparecida Queiroz, conclui: “Ao estimular a coleta seletiva, além de colaborar com a natureza, as pessoas ressignificam o sentido da economia tornando-a mais benéfica e com efeitos mais duradouros”.

Sobre o ‘SustentaMundoBr-Parahyba’ O programa foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em parceria com o Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável (IBAS) – www.ibasbrasil.org.br – para incentivar a coleta seletiva em municípios a partir de condomínios residenciais. Foram estabelecidos os processos para que a destinação correta dos recicláveis aconteça e chegue a uma central de triagem operada por cooperativas que comercializam o material de forma a gerar trabalho e renda para catadores e suas famílias.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas