João Pessoa, 29 de novembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
A HISTÓRIA DO NOVO PREFEITO

Cícero Lucena, do autoexílio à vitória em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 29/11/2020 às 17h53
atualizado em 30/11/2020 às 07h16
Cícero Lucena foi eleito prefeito de João Pessoa pela terceira vez

Eleito prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena comandará os rumos da cidade, a partir de 1º de janeiro, pela terceira vez. Ele é natural de São José de Piranhas, Alto Sertão paraibano, e tem 63 anos.

Empresário, ingressou na vida pública em 1990, como candidato a vice-governador de Ronaldo Cunha Lima. A chapa saiu vitoriosa da eleição e Cícero assumiu o comando do estado a partir do afastamento de Cunha Lima, consequência do famoso episódio do Gulliver.

Lucena disputou a Prefeitura de João Pessoa pela primeira vez em 1996 e foi eleito no segundo turno. Quatro anos depois ele foi reeleito para o cargo, com 74% dos votos dos pessoenses.

Em 2005, já fora da Prefeitura e secretário de Planejamento no governo Cássio Cunha Lima, o então ex-prefeito foi alvo da Operação Confraria, deflagrada pela Polícia Federal para apurar denúncias de supostos crimes em licitações públicas.

Cícero Lucena durante discurso no Senado, em 2014 (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Em 2006, Cícero venceu a eleição e se tornou senador da Paraíba, com 803.600 votos. Ele faria mais uma tentativa para Prefeitura de João Pessoa na eleição de 2012, mas foi derrotado por Luciano Cartaxo, à época no PT, no segundo turno.

Em 2014, ensaiou uma candidatura à reeleição ao Senado pelo PSDB, mas teve legenda negada pela direção de sua sigla e não disputou cargo eletivo.

Desde então, o magoado ex-senador se recolheu e declarou-se fora da vida pública, evitando participar de eleições e emitir opiniões sobre o assunto.

Afastado da política, em 2017 Cícero Lucena concedeu entrevista ao Portal MaisPB em uma série de reportagens para o aniversário de João Pessoa (Assista abaixo).

Lucena falou, por exemplo, sobre os avanços na área da saúde durante a sua gestão e construção de creches, que o levou a ser reconhecido como ‘prefeito amigo da criança’ pela Unicef.

“Embora eu não tenha nascido na cidade de João Pessoa, tiver o prazer e a felicidade de nascer no dia 5 de agosto (aniversário de João Pessoa). O destino me deu a chance de governar essa cidade”, comentou na época.

Em 2019, ano véspera da sucessão municipal na capital paraibana, o nome de Cícero voltou a ser cogitado nos bastidores políticos e na crônica política. Ele negava a aspiração, mas ao decidir trocar o PSDB pelo PP estava dando o sinal confirmado mais tarde em convenção: seria candidato a prefeito pela quarta vez. E eleito.

Assista a entrevista de Cícero Lucena em 2017

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas