João Pessoa, 07 de agosto de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ferramenta online

UNIESP adota Google Classroom para aulas

Comentários:
publicado em 07/08/2020 às 11h13
atualizado em 07/08/2020 às 09h19
A- A+

Sempre na vanguarda, o Centro Universitário Uniesp, que chega aos 22 anos em solo paraibano, vai adotar o Google Classroom na realização de aulas remotas e demais atividades online. Alunos e professores terão acesso à plataforma através de um e-mail institucional que cada participante terá. Para as videoconferências será utilizado o Google Meet.

Clique aqui e conheça o manual UNIESP para utilização do classroom 

O Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdos da Google, que oferece diversas ferramentas que permitem a interação entre os discentes e os docentes. Às ferramentas da plataforma permitem entrega e envio de trabalhos, correção de exercícios e uma comunicação direta entre os participantes. Ela, que pode ser acessada por computador, tablets ou smartphones, também conta com agenda e a nuvem do Google Drive para armazenamento de arquivos e materiais.

A pró-reitora acadêmica, professora Iany Barros, explica que a decisão foi tomada após o Google Classroom ser devidamente testado e avaliado, tendo em vista o isolamento social e as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação. “Com a pandemia, tivemos que trabalhar de forma remota e foi um aprendizado para todo mundo, cada professor trabalhou na ferramenta que foi mais adequada para ele. Quando foi proposto o Classroom, não tínhamos como parar o semestre para fazer o treinamento de professores. Então o professor Pedro Rossi fez um piloto do uso do classroom com os alunos. No final disso, a plataforma foi avaliada e aprovada, tendo em vista que a portaria do MEC decidiu que deveríamos trabalhar de forma remota até 31 de dezembro”, afirmou.

A reitora Erika Marques e a mantenedora, Graça Holanda Colaço, comemoram a inovação. “Acatamos na hora a iniciativa da nossa pró-reitora acadêmica, Iany Barros. É mais um avanço do Uniesp para alunos e professores, porque nossa instituição não para”, disse Erika.

“Consideramos da maior importância a inovação. o Uniesp e a Unifametro aqui em Fortaleza, trabalham com a modernização, seguindo o padrão das melhores universidades do pais, para que o aluno tenha mais oportunidades tecnológicas e conhecimentos, principalmente nessa pandemia”, disse Graça Holanda

O responsável pelo treinamento de professores e funcionários para o uso do Google Classroom foi o professor de Arquitetura e Urbanismo Pedro Rossi, que classifica a ferramenta como interativa e de fácil uso. “A principal vantagem do Classroom é a interatividade entre professores e alunos. Ela tem uma forma intuitiva, dinâmica e fácil de se comunicar, e não precisa utilizar de outras redes sociais pessoas para trabalhar no dia-dia”, ressaltou.

O UNIESP está se preparando para o retorno das aulas presenciais. Contudo, elas só podem acontecer com a autorização dos órgãos de governo. A portaria Nº 544, de 16 de Junho de 2020 indica que as aulas remotas poderão substituir as presenciais durante o período de pandemia. A substituição pode perdurar até 31 de dezembro

Kubitschek Pinheiro – MaisPB

error: Alerta: Conteúdo Protegido !!